Fortaleza, 18 de outubro de 2024 – O Atlântico, uma das principais instituições de ciência, tecnologia e inovação em TICs do Nordeste, acaba de anunciar o seu Laboratório de Inteligência Artificial. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 17/10, durante o Atlântico Experience, evento realizado pela instituição dentro da Semana da Inovação, com o objetivo de discutir tendências e caminhos para o futuro do Brasil nas áreas de tecnologia e educação.
Batizado de ALIA – Laboratório de Inovação Aberta do Atlântico, o novo ambiente irá atender, numa primeira etapa, colaboradores do Atlântico e de instituições parceiras, como Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) campus Russas e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para a realização das pesquisas, foram adquiridos servidores e equipamentos de alta capacidade – como uma GPU H100 da NVIDIA de alto poder de processamento, que permite executar modelos robustos de IA. A ideia é que, a partir do próximo ano, o Laboratório possa abranger outras universidades e empresas, desenvolvendo e fornecendo soluções de IA para os mais diversos setores de atuação.
“Estamos vendo esse boom da IA, o interesse e o seu potencial, porque no campo da inovação, trabalhamos sempre com a perspectiva do futuro. Há algum tempo, temos investido no desenvolvimento de competências e profissionais dentro de casa; agora chegou o momento de um investimento mais robusto em infraestrutura”, afirmou Alex Monteiro, coordenador de Inovação do Instituto Atlântico. “Tudo será feito com toda a segurança, utilizando acessos controlados, para garantir a privacidade dos dados”, acrescentou.
Mais informações sobre o ALIA estão disponíveis aqui: https://www.atlantico.com.br/alia/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
pedro@pimenta.com