Um dos maiores desafios do pequeno empreendedor é expandir suas vendas. Ser notado em áreas distantes e em meio a grandes varejistas é uma tarefa árdua de ser cumprida de forma orgânica ou com auxílio do marketing digital. A localização e as pessoas impactadas podem se tornar verdadeiras barreiras. Um estudo realizado pelo projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, em colaboração com o Sebrae e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, identificou os desafios mais comuns enfrentados no dia a dia dos MPE: as principais questões reportadas se referiram à gestão do negócio, crescimento de vendas e atração de clientes.
Nesse cenário desafiador, a Vinklo, plataforma de presentes que une tecnologia e inovação, se destaca como uma aliada estratégica na expansão de vendas e fidelização de clientes. Resultados concretos podem ser vistos nas transações da Amarelo Ipê, loja de brinquedos e produtos infantis que registrou um aumento de 30% no faturamento desde o início da parceria em 2023.
A fundadora da marca, Shadya Hamad, explica que já atuava com o e-commerce próprio da marca, alcançando clientes em todo o Brasil, mas sentia a necessidade de expandir a visibilidade e chegar em outras cidades longe das grandes capitais. por todo o País, agora com mais unidades vendidas por região.“A parceria fortaleceu a expansão da empresa. Parte substancial do faturamento da Amarelo Ipê provém das vendas realizadas por meio da Vinklo. Isso influencia diretamente no nosso planejamento estratégico e compras de insumos”, completa Shadya.
A plataforma funciona como um shopping virtual especializado em presentes. Na prática, quem está buscando um presente tem acesso à diversas opções de marcas e produtos em um só lugar. Um dos grandes diferenciais está na curadoria de opções para quem não sabe o que comprar: é possível navegar pelas seleções produzidas pela plataforma de acordo com a data, grau de relacionamento e idade, por exemplo. A Vinklo não prioriza marcas ou varejistas mas, sim, a compatibilidade dos presentes com os perfis desejados, o que garante a visibilidade também para os pequenos empreendedores.
Quem também tem registrado crescimento dos negócios é Jefferson Geiger, fundador da Medeiros Presentes, de Jundiaí, especialista em cestas de presentes com produtos artesanais e menos industrializados. A Vinklo se tornou sua parceira com maior retorno de vendas, representando um crescimento de 20% na receita total. “Com a plataforma conseguimos aumentar o giro de estoque, um dos objetivos da empresa. Sinto que os clientes também gostam da jornada de compra. O sistema, processo e relacionamento é simplificado, saudável e humano”, comenta.
O fundador da Vinklo, Erik Santana, reforça que ainda há um grande diferencial que garante mais possibilidades de vendas aos pequenos empreendedores. Diferentemente de outros e-commerces ou mesmo dos shoppings físicos, antes de receber o produto em casa, o presenteado tem uma experiência de “recebido” online em que desembrulha seu presente e já pode, inclusive, optar pela troca. No entanto, não precisa ficar preso apenas à marca do que foi comprado e, sim, buscar por outros produtos das diversas empresas disponíveis na plataforma, aumentando a probabilidade de visualizar e comprar de pequenos empreendedores.
Por fim, Santana explica que existe uma curadoria prévia a fim de identificar a possível demanda pelos produtos e a capacidade de produção desses pequenos empreendedores, além, é claro, da verificação da qualidade dos produtos. A plataforma ainda é responsável por todo o suporte ao cliente antes, durante e após as compras, fazendo o intermédio com o parceiro. “Embora existam diversas ferramentas para promover um negócio, ter o apoio de uma plataforma que amplia as oportunidades de vendas, oferece uma seleção de produtos de qualidade e conta com tecnologia avançada e suporte ao cliente pode ser um diferencial significativo para o crescimento, tanto de rendimento quanto de popularidade, e reconhecimento da empresa.”
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BEATRIZ ESTEVES DE AGUIAR
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