Disponibilizar um atendimento psicológico de maneira prática e acessível. Foi com esse propósito que Sávio Arruda fundou a Serena. A startup, que foi lançada em julho e já possui 2 mil usuários, é o resultado de uma jornada de melhoria de saúde mental do próprio fundador, que teve seu ápice após uma crise de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) em 2023.
Desde a infância, Sávio enfrentou desafios relacionados à saúde mental. Um atraso na fala levou ao desenvolvimento de fobia social, e, na adolescência, ele lidou com a depressão. “A fobia social me trazia um pavor extremo de falar em público, o que prejudicava minha vida acadêmica e profissional. Foi só depois de muitas sessões de terapia que consegui enfrentar esses medos e encontrar uma forma de seguir em frente,” explica Sávio. A partir dessas experiências, ele encontrou no empreendedorismo uma forma de criar soluções para problemas reais.
Anos mais tarde, enquanto trabalhava em um emprego estável em uma grande empresa, Sávio viu uma oportunidade ao ser convidado para cofundar uma outra startup de healthcare. “Eu queria algo mais, sentia que o empreendedorismo poderia me trazer o brilho nos olhos que eu estava buscando novamente”, explica.
No entanto, o que parecia ser a virada em sua vida acabou se transformando em um ponto de crise. Pouco antes de uma rodada investimento ser concretizada, Sávio foi dispensado da empresa. De repente, ele se viu sem renda e com sua ansiedade, agora diagnosticada como TAG, agravada.
“Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. Antes o que era um sonho, acabou se tornando um pesadelo porque eu estava contando com esse dinheiro para manter minha família e sustentar o projeto pelo qual havia arriscado tudo”, relembra Sávio. “Eu já tinha enfrentado muito em termos de saúde mental, mas essa experiência me fez perceber que era hora de procurar ajuda profissional novamente.”
Parceria com profissionais especialistas
A virada veio com o curso do Dr. Marco Abud, psiquiatra e influenciador, cujas orientações trouxeram clareza para Sávio. “O curso me fez entender que, apesar de tudo, eu tinha o poder de transformar minha dor em algo significativo”, relata o CEO.
Com uma bagagem mais extensa, Sávio se aprofundou nos estudos sobre saúde mental e se deparou com dados alarmantes: “Fiquei chocado ao descobrir que, segundo a OMS, a taxa de ansiedade e depressão aumentou 25% durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, e que a maioria das pessoas afetadas não tinha acesso a cuidados formais de saúde mental. Isso me fez refletir sobre o quanto ainda precisa ser feito para democratizar o acesso ao apoio psicológico”, comenta.
Dessa transformação nasceu a Serena. A empresa oferece apoio psicológico por meio de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), diretamente pelo WhatsApp. “A Serena é a concretização de uma ideia que me ajudou a superar meus próprios desafios. Queremos que mais pessoas tenham acesso a essa ajuda de forma prática, rápida e acessível”, afirma Arruda.
Com mais de dois mil usuários ativos e uma meta de alcançar 500 mil pessoas nos próximos três anos, a startup se diferencia pela combinação de tecnologia e cuidado humano. “A Serena não surgiu para substituir o contato humano, mas sim para ser uma ferramenta para ampliar o acesso ao cuidado de saúde mental de forma acessível”, conclui.
Como funciona
A jornada começa de forma simples, após fornecer o nome e e-mail, o usuário pode comprar créditos, vix Pix ou cartão de crédito, para utilizar a plataforma. A terapia é conduzida por áudio ou texto, proporcionando um processo acolhedor e pessoal. Durante as sessões, a terapeuta-virtual está preparada para ajudar com questões de ansiedade, depressão, insônia, além de outros assuntos relacionados à saúde mental. A plataforma também conta com uma memória, permitindo um acompanhamento contínuo do paciente.
Sobre a Serena
A Serena é uma startup que utiliza Inteligência Artificial para oferecer suporte emocional acessível e eficaz. Através do WhatsApp, a empresa emula uma conversa com uma terapeuta, utilizando técnicas comprovadas cientificamente para auxiliar as pessoas a lidarem com desafios emocionais, como ansiedade, depressão, trauma e estresse. A missão da empresa é democratizar o acesso à saúde mental e promover o bem-estar da população.
Para mais informações:
Nome: Cassio Valler
E-mail: cassio.valler@motim.cc
Telefone: (19) 99728-2998
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Raissa Pestana Vaz
raissa@triwi.com.br