A tecnologia desempenha um papel fundamental no ecossistema da Justiça, promovendo eficiência e agilidade. A digitalização de documentos e o uso de processos eletrônicos aceleram o andamento das ações judiciais, facilitando o acesso ao Judiciário. Esses avanços têm sido essenciais, especialmente após a pandemia, quando a tecnologia garantiu a continuidade dos serviços.
Com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça, foi criado o Prêmio de Inovação J.Ex, agora em sua 5ª edição.
Na categoria de Projetos, além da premiação para Inovação Tecnológica, existe a Inovação na Gestão, a Inovação Social, os Laboratórios de Inovação e a Escola de Magistratura e Judiciais. Já na categoria de Liderança, temos a Liderança Exponencial, o Executivo de Tecnologia e o Executivo de Inovação.
Entre os finalistas da categoria Inovação Tecnológica, destaca-se o projeto do Conselho Nacional de Justiça, Data Lake do Poder Judiciário Nacional, uma plataforma que centraliza dados de diversas fontes, permitindo consultas integradas. Esse sistema também servirá como base para futuras soluções de inteligência de negócios e modelos de Inteligência Artificial.
O ASSIS, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, é outra iniciativa notável. A ferramenta automatiza a construção de minutas de relatórios e sentenças em processos judiciais eletrônicos, inicialmente destinada ao uso exclusivo de magistrados. O TJRJ já busca cooperação com outros tribunais e órgãos para expandir o uso da tecnologia.
Por fim, o projeto Satélites Alertas, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, utiliza inteligência artificial para cruzar dados de desmatamentos e queimadas com informações do Cadastro Ambiental Rural. Desde a sua implementação, o projeto identificou mais de 598 mil hectares de desmatamentos ilegais, resultando em diversas ações civis públicas e outras medidas judiciais.
A votação nas lideranças mais transformadoras do ecossistema da Justiça será do dia 19 de novembro, às 12h, até 21 de novembro, às 12h. Para participar, basta fazer um cadastro até 14 de novembro, no site https://expojud2024.elejaonline.com/ .
O Prêmio de Inovação J.Ex destaca a importância das iniciativas tecnológicas no ecossistema de Justiça e os finalistas demonstram como a tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas práticos e atender às necessidades da sociedade. A premiação dos destaques ocorrerá em cerimônia no dia 21 de novembro, em Brasília (DF).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SIMONE OLIVEIRA PEREIRA
simone@it.presscomunicacao.com.br