Desde o seu lançamento, a arquitetura NVIDIA Hopper transformou o cenário da IA e da computação de alto desempenho (HPC), ajudando empresas, pesquisadores e desenvolvedores a enfrentar os desafios mais complexos do mundo com maior desempenho e maior eficiência energética.
Durante a conferência Supercomputing 2024, a NVIDIA anuncia a disponibilidade da GPU NVIDIA H200 NVL PCIe – a mais recente adição à família Hopper. A H200 NVL é ideal para organizações com data centers que buscam designs de rack corporativo refrigerados a ar de baixa potência com configurações flexíveis para fornecer aceleração para cada carga de trabalho de IA e HPC, independentemente do tamanho.
De acordo com uma pesquisa recente, cerca de 70% dos racks corporativos são de 20 kW ou menos e usam resfriamento a ar. Isso faz com que as GPUs PCIe sejam essenciais, pois oferecem granularidade na implementação de nós, seja usando uma, duas, quatro ou oito GPUs, permitindo que os data centers tenham mais capacidade de computação em espaços menores. As empresas podem então usar seus racks existentes e selecionar o número de GPUs que melhor atenda às suas necessidades.
As empresas podem usar a H200 NVL para acelerar as aplicações de IA e HPC e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência energética por meio da redução do consumo de energia. Com um aumento de 1,5x na memória e 1,2x na largura de banda em relação à NVIDIA H100 NVL, as empresas podem usar a H200 NVL para ajustar os LLMs em poucas horas e oferecer um desempenho de inferência até 1,7x mais rápido. Para cargas de trabalho HPC, o desempenho é aumentado em até 1,3x em relação à H100 NVL e 2,5x em relação à geração da arquitetura NVIDIA Ampere.
Complementando a potência bruta do H200 NVL está a tecnologia NVIDIA NVLink. A última geração do NVLink oferece comunicação entre GPUs 7 vezes mais rápida do que o PCIe de quinta geração, proporcionando maior desempenho para atender às necessidades de HPC, inferência de modelos de linguagem ampla e ajuste fino.
A NVIDIA H200 NVL é combinada com poderosas ferramentas de software que permitem que as empresas acelerem as aplicações de IA para HPC. Ele vem com uma assinatura de cinco anos do NVIDIA AI Enterprise, uma plataforma de software nativa do cloud para o desenvolvimento e a implantação de IA de produção. O NVIDIA AI Enterprise inclui os microsserviços NVIDIA NIM para a implantação segura e confiável da inferência de modelos de IA de alto desempenho.
“Com a GPU NVIDIA H200 NVL, as organizações poderão acelerar ainda mais suas cargas de trabalho de IA e HPC, com melhor eficiência energética e redução do consumo de energia. Estamos empolgados em fornecer mais uma tecnologia de ponta que será positiva para o mercado”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Empresas aproveitam o poder da H200 NVL
Com o H200 NVL, a NVIDIA oferece às empresas uma plataforma de pilha completa para desenvolver e implantar suas cargas de trabalho de AI e HPC.
Os clientes estão observando um impacto significativo em vários casos de uso de IA e HPC em todos os setores, como agentes visuais de IA e chatbots para atendimento ao cliente, algoritmos de negociação para finanças, imagens médicas para melhor detecção de anomalias na área da saúde, reconhecimento de padrões para fabricação e imagens sísmicas para organizações científicas federais.
O Dropbox está aproveitando a computação acelerada da NVIDIA para seus serviços e infraestrutura.
“O Dropbox lida com grandes quantidades de conteúdo, exigindo recursos avançados de IA e aprendizado de máquina”, pontua Ali Zafar, vice-presidente de infraestrutura do Dropbox. “Estamos explorando o H200 NVL para melhorar continuamente nossos serviços e agregar mais valor aos nossos clientes”.
A Universidade do Novo México tem usado a computação acelerada da NVIDIA em várias aplicações acadêmicas e de pesquisa.
“Como uma universidade pública de pesquisa, nosso compromisso com a IA permite que a universidade esteja na vanguarda dos avanços científicos e tecnológicos”, afirma o Prof. Patrick Bridges, Diretor do Centro UNM para Computação de Pesquisa Avançada. Patrick Bridges, Diretor do Centro de Computação de Pesquisa Avançada da UNM. “Ao mudarmos para o H200 NVL, poderemos acelerar uma variedade de aplicativos, incluindo iniciativas de ciência de dados, pesquisa de bioinformática e genômica, simulações de física e astronomia, modelagem climática e muito mais.”
H200 NVL disponível em todo o ecossistema
Espera-se que a Dell Technologies, a Hewlett Packard Enterprise, a Lenovo e a Supermicro forneçam uma ampla variedade de configurações com suporte ao H200 NVL.
Além disso, o H200 NVL estará disponível em plataformas da Aivres, ASRock Rack, GIGABYTE, Inventec, MSI, Pegatron, QCT, Wistron e Wiwynn.
Alguns sistemas são baseados na arquitetura modular NVIDIA MGX, que permite que os fabricantes de computadores criem, de forma rápida e econômica, uma grande variedade de projetos de infraestrutura de data center.
As plataformas com H200 NVL estarão disponíveis nos parceiros de sistemas globais da NVIDIA a partir de dezembro. Para complementar a disponibilidade dos principais parceiros globais, a NVIDIA também está desenvolvendo uma Arquitetura de Referência Empresarial para sistemas H200 NVL.
A arquitetura de referência incorporará a experiência e os princípios de design da NVIDIA, para que parceiros e clientes possam projetar e implantar uma infraestrutura de IA de alto desempenho com base no H200 NVL em escala. Isso inclui recomendações de hardware e software de pilha completa, com orientação detalhada sobre as configurações ideais de servidor, cluster e rede. A rede é otimizada para o mais alto desempenho com a plataforma NVIDIA Spectrum-X Ethernet.
As tecnologias NVIDIA serão apresentadas no salão de exposições do SC24, que se realiza no Georgia World Congress Center de 17 a 22 de Novembro. Para saber mais, assista ao discurso especial proferido pelo fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, e pelo vice-presidente de hiperescala e HPC da NVIDIA, Ian Buck, às 10h30 PT do dia 18 de novembro.
Consulte o aviso sobre as informações do produto de software.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Certas declarações neste comunicado de imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações sobre: os benefícios, o impacto e o desempenho dos produtos, serviços e tecnologias da NVIDIA, incluindo o NVIDIA BioNeMo Framework, o NVIDIA NIM e o NVIDIA BioNeMo Blueprints; terceiros que usam ou adotam nossos produtos e tecnologias, os benefícios e o impacto deles e os recursos, o desempenho e a disponibilidade de suas ofertas; o BioNeMo Framework de código aberto que permite que pesquisadores de todo o mundo acelerem o desenvolvimento de tratamentos que salvam vidas; e empresas pioneiras de biotecnologia, pesquisadores de tecnologia e empresas e organizações de plataforma de IA que contribuem para o framework de código aberto são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; nossa dependência de terceiros para fabricar, montar, empacotar e testar nossos produtos; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; desenvolvimento de novos produtos e tecnologias ou aprimoramentos de nossos produtos e tecnologias existentes; aceitação pelo mercado de nossos produtos ou dos produtos de nossos parceiros; defeitos de projeto, fabricação ou software; mudanças nas preferências ou demandas dos consumidores; mudanças nos padrões e interfaces do setor; perda inesperada de desempenho de nossos produtos ou tecnologias quando integrados a sistemas; bem como outros fatores detalhados periodicamente nos relatórios mais recentes que a NVIDIA apresenta à Comissão de Valores Mobiliários (SEC), incluindo, entre outros, seu relatório anual no Formulário 10-K e relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. Cópias dos relatórios arquivados na SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA sem custo. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e se referem apenas à data deste documento e, exceto conforme exigido por lei, a NVIDIA se isenta de qualquer obrigação de atualizar essas declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras.
© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo da NVIDIA, BioNeMo e NVIDIA NIM são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas às quais estão associados. Recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
lvalloto@singcomunica.com.br