Na era digital, a transformação das empresas B2B vai muito além da simples implementação de novas tecnologias. Trata-se de uma revolução na forma como elas operam e geram valor. Para João Zanocelo, Head de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gerencia squads para grandes organizações e scale-ups, a integração entre estratégias de produto e negócio é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo. Neste contexto, líderes de produto enfrentam o desafio de alinhar suas iniciativas com os objetivos corporativos, criando sinergias que impulsionam a inovação e a eficiência operacional.
“O trabalho conjunto entre as equipes de Produto e Negócio não só otimiza recursos, mas também posiciona as companhias de forma competitiva em um mercado em constante evolução. Essa coesão atende não apenas às demandas, mas também contribui para o aumento da receita, eficiência operacional e a promoção da inovação contínua”, explica o especialista..
No passado, a estratégia de produto se concentrava principalmente na gestão de projetos e na entrega de soluções, muitas vezes operando de forma isolada dentro das empresas. “Embora as interações existissem, eram frequentemente superficiais e qualitativas. Para resolver esse cenário, houve um esforço significativo para integrar os processos de planejamento, especialmente dentro das unidades de negócio (BUs)”, relembra João. “Hoje, é cada vez mais comum ver equipes de Produto e Negócios atuando de maneira colaborativa, com objetivos claros e alinhados, baseados nas áreas de impacto de cada equipe, e a BossaBox vem trabalhando muito para defender essa iniciativa”, pontua.
Sabendo desses benefícios para o negócio, João revela algumas estratégias recomendadas para organizações e líderes de produto: “Todos os membros da organização precisam estar alinhados com os objetivos estratégicos da companhia, principalmente os de produto. Estabelecer a priorização baseada em ROI (retorno sobre investimento) é importante, mas é preciso também conectar as métricas de produto a outras métricas de negócio para avaliar o sucesso real das iniciativas. Esse alinhamento permite que o roadmap de produto vá além de uma simples lista de entregas, funcionando como uma estratégia sólida para promover crescimento e resultados relevantes.”, conclui o cofundador da BossaBox.
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MAYTE LUCHTEMBERG LOPES
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