Muitos empregos em armazéns de varejo omnicanal, e-commerce e supermercados se tornaram muito difíceis de preencher. Cerca de 73% das empresas afirmam que não conseguem encontrar mão de obra suficiente para as vagas abertas. E quando conseguem, é quase impossível manter os níveis de produtividade necessários para manter os clientes satisfeitos.
Ao mesmo tempo, os consumidores esperam uma ampla seleção de unidades de manutenção de estoque (SKUs) disponíveis a preços baixos e entregues rapidamente. A adoção do varejo online e das compras de supermercado continua crescendo, com o mercado global de e-commerce projetado para atingir US$ 6,5 trilhões e 3,6 bilhões de usuários até 2029.
É nesse cenário desafiador que os robôs podem ajudar. Operações que constroem paletes prontos para a loja, como aquelas que abastecem supermercados e lojas de varejo, têm a opção de utilizar robôs de picking confiáveis para mitigar os desafios dos armazéns.
De acordo com Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil, uma implementação bem-sucedida pode compensar a falta de trabalhadores disponíveis e aumentar a produtividade geral e a capacidade de movimentação. “Os robôs de picking devem ser integrados como parte de um sistema automatizado de armazenamento e recuperação (AS/RS) equipado com estações de trabalho goods-to-person (GtP)”, explica.
Segundo Santos, há três maneiras de garantir que os robôs de picking gerem valor à operação. São elas:
1 – Adequar o robô de picking aos produtos: por meio de um processo manual de ensino realizado durante a instalação, os sensores de visão integrados e os manipuladores do robô de picking aprendem a identificar, pegar e orientar as caixas que correspondem a características específicas. Essas incluem pesos médios de carga, dimensões regulares e consistentes, e pacotes selados (em vez de itens individuais).
2 – Utilizar software de sistema sofisticado baseado em algoritmos: quando direcionados corretamente, os robôs de picking podem construir paletes prontos para o corredor de loja, para um reabastecimento mais rápido na loja. O software de controle dos robôs utiliza algoritmos sofisticados que roteiam os produtos para o robô em um fluxo contínuo e pré-planejado. Essa sequência específica garante que os itens estocados próximos uns aos outros em um corredor de loja sejam empilhados juntos no palete. O software sincroniza o movimento das caixas na ordem correta para construir paletes ou carrinhos rolantes altamente densos, estáveis e prontos para a loja.
3 – Focar nos números: os algoritmos de controle robótico eliminam problemas comuns associados à construção manual de paletes. Eles previnem danos ou amassamentos de produtos causados por empilhamento inadequado e garantem que as caixas fiquem corretamente equilibradas no palete para evitar que a carga desmorone.
“Remover os trabalhadores do processo extenuante e demorado de construção manual de paletes aumenta a eficiência e a produtividade e elimina o risco de lesões por esforço repetitivo ou fadiga”, afirma Adriano. “Usar robôs de picking para construir paletes reduz ainda mais o tempo necessário para enviar os produtos, favorecendo um uso mais eficiente do espaço dos caminhões, reduzindo os custos de transporte e o impacto ambiental”, pontua.
No campo, os robôs de picking demonstraram capacidade de operar em maior capacidade por períodos prolongados. Isso lhes permite compensar uma baixa disponibilidade de mão de obra por um período prolongado, mantendo os níveis de produtividade. “À medida que os robôs de picking se tornaram bem estabelecidos em armazéns de supermercados e varejo, seus custos diminuíram. Um investimento nessas soluções é uma maneira garantida de permanecer na vanguarda”, finaliza
.
Sobre a Vanderlande
A Vanderlande é líder global em soluções de logística automatizada para aeroportos, centros de distribuição e os mercados de envio expresso e postal. Nossa ampla gama de produtos inovadores, software de ponta e serviços de manutenção e suporte garantem a otimização dos processos na cadeia de suprimentos de nossos clientes, maximizando o tempo de atividade ao longo da vida útil de suas soluções. Com uma rede global de mais de 9.000 funcionários altamente qualificados e experiência em mais de 100 países, a Vanderlande movimenta com segurança e eficiência 3,7 bilhões de malas e 12 milhões de pacotes por dia para nossos clientes líderes em todo o mundo. A sede da Vanderlande está localizada em Veghel, nos Países Baixos. A Vanderlande é uma subsidiária da Toyota Industries Corporation.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE ROMANO DE PONTE
vponte@atrevia.com