São Paulo, dezembro de 2024 – A Black Friday e a Cyber Monday de 2024 registraram um aumento significativo de 10% nas vendas em comparação ao ano anterior, totalizando R$ 6 bilhões, segundo dados da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que atua no varejo físico e online. Em 2023, o volume de vendas foi de R$ 5,4 bilhões, mostrando um crescimento expressivo neste ano, apesar das incertezas econômicas.
De acordo com Orlando Ovigli, vice-presidente de Digital Commerce da FCamara, o desempenho positivo se deve, em grande parte, à diversidade de opções de pagamento oferecidas. “Os varejistas, especialmente os de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, viram um aumento de até 15% nas vendas. As facilidades de pagamento foram fundamentais para garantir a conveniência dos consumidores”, explicou.
O levantamento revela que o cartão de crédito foi o método de pagamento mais utilizado, respondendo por dois terços das transações, com grande parte das compras sendo parceladas. O PIX também teve destaque, representando 25% dos pagamentos, enquanto outras formas de pagamento completaram o restante.
Entre as novidades deste ano, destacam-se parcerias inéditas entre varejistas e instituições financeiras, que ofereceram aos consumidores a possibilidade de pagar à vista com desconto e, posteriormente, negociar o parcelamento diretamente com o banco. Essa estratégia foi bem recebida, proporcionando maior flexibilidade ao consumidor em um momento de instabilidade econômica e alta do dólar.
Mesmo com desafios como a recente alta da moeda americana, que impactou os preços, a edição de 2024 foi considerada positiva. Muitos consumidores aproveitaram as promoções para adiantar suas compras de Natal, o que ajuda a manter o otimismo do varejo em relação ao próximo ano.
De modo geral, a FCamara avalia que esta edição da Black Friday, seguida pela Cyber Monday, foi positiva para comerciantes e consumidores. “Mesmo em um ano marcado por incertezas e o recente aumento do dólar, que afeta diretamente as taxas e os preços dos produtos, o brasileiro conseguiu aproveitar a data, em muitos casos, já antecipando as compras de Natal. Com esse cenário, o varejo pode manter o otimismo em relação aos planos para o próximo ano”, conclui Orlando.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ PADILLA TEIXEIRA
beatriz.t@brainstory.com.br