Gen IA já é aplicada em 83% das empresas, segundo pesquisa da NTT DATA em 34 países
Pesquisa foi realizada em 34 países e ouviu mais de 2,3 mil líderes de TI de empresas nas Américas, Europa e Ásia
97% dos CEOs preveem um impacto significativo dessa tecnologia
99% das organizações estão planejando novos investimentos em IA generativa
90% afirmam que a infraestrutura legada dificulta o uso eficaz da IA generativa
82% afirmaram que as regulamentações governamentais sobre IA não são claras
72% dos executivos admitiram que suas empresas ainda carecem de políticas internas claras sobre o uso da IA generativa
67% acreditam que colaboradores ainda não têm as habilidades necessárias para trabalhar com a tecnologia
Novembro de 2024 – A NTT DATA, uma das líderes globais em negócios digitais e serviços de TI, divulgou hoje os resultados de sua pesquisa “Perspectivas para 2025: como as organizações estão moldando seu destino com IA generativa”. O estudo, que envolveu mais de 2,3 mil líderes empresariais e de TI de 12 setores e 34 países, evidencia a transição de um cenário de especulação para uma era de investimentos concretos em IA generativa, tecnologia que promete transformar profundamente as empresas nos próximos anos.
O estudo revela que a IA generativa não é mais vista como uma inovação distante ou apenas um campo de experimentação para casos de uso de longo prazo, mas sim um eixo que transforma o desempenho e impacta totalmente áreas como cultura corporativa, conformidade, segurança e sustentabilidade. De acordo com os dados, 99% das organizações estão planejando novos investimentos nessa tecnologia nos próximos meses, com 97% dos CEOs entrevistados afirmando que ela terá um impacto substancial em suas empresas até 2025. Para 70% dos líderes, a mudança será rápida e as organizações precisam se adaptar para não ficarem para trás.
Segundo Luis Quilles, diretor de Inteligência Artificial da NTT DATA, a capacidade de aproveitar o potencial da IA de maneira responsável será crucial para o sucesso sustentável das organizações. “A IA generativa é mais do que uma ferramenta: ela representa uma revolução na forma como as empresas operam e inovam. À medida que vamos além da experimentação, surge a dúvida: se formos muito rápido, corremos o risco de enfrentarmos circunstâncias imprevistas e, se formos muito devagar, podemos ficar para trás.
Ou seja, aplicar a IA generativa corretamente não é mais uma opção”, afirma. Revela ainda que a maioria das organizações já começou a implementar IA generativa, com 83% dos líderes afirmando que suas empresas já contam com estratégias e equipes especializadas bem definidas para a aplicar a tecnologia, embora cerca de 51% delas ainda não alinham suas estratégias com os planos de negócios, o que pode impactar diretamente em uma restrição do retorno sobre investimento e nos resultados obtidos.
Cerca de dois terços dos líderes entrevistados acreditam que a IA generativa será um divisor de águas nos próximos dois anos e terá a capacidade de melhorar significativamente os processos operacionais e experiência dos funcionários. Entre os desafios apontados pelos entrevistados, 90% destacam a infraestrutura legada como um dos maiores obstáculos para a adoção eficaz da IA generativa, pois dada a rápida adoção e o avanço dessa tecnologia, as organizações precisarão avaliar e adaptar constantemente suas estratégias e modelos operacionais.
Além disso, 67% dos entrevistados indicam que seus colaboradores ainda não possuem as habilidades necessárias para lidar com a IA generativa, e cerca de 50% das empresas estão desenvolvendo programas de capacitação para superar lacunas como resistência, preocupações com segurança, falta de conhecimento da tecnologia ou valor percebido limitado para os usuários.
Impactos da inovação para P&D
O impacto da IA generativa se estende para diversas áreas. O relatório destaca que 96% dos CIOs e CTOs acreditam que as soluções baseadas em nuvem podem dar suporte a aplicativos de IA generativa e impulsionar a inovação em pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de otimizar processos de personalização, gestão de informações, controle de qualidade e outros. Porém, os líderes alertam para a necessidade de um planejamento estratégico e da adaptação constante das operações empresariais para integrar a IA generativa de forma eficiente.
Outro ponto crucial para o futuro da IA generativa é a questão da ética e da segurança. Os 81% dos entrevistados afirmam que é essencial equilibrar inovação com responsabilidade, destacando a importância de políticas claras sobre o uso da tecnologia, principalmente em relação à proteção de dados e propriedade intelectual. Já 72% dos executivos admitiram que suas empresas ainda carecem de políticas internas claras sobre o uso da IA generativa, o que levanta questões sobre a governança, proteção de dados e o gerenciamento da tecnologia de forma ética.
Sustentabilidade e o futuro da IA generativa
A pesquisa também evidenciou que, 82% afirmaram que as regulamentações governamentais sobre IA não são claras, o que dificulta a implementação de estratégias. Já 45% dos CISOs expressaram preocupação com a tecnologia, dizendo que se sentem “pressionados, ameaçados ou sobrecarregados”. Embora existam desafios, 68% dos líderes estão entusiasmados com o potencial transformador da IA generativa. Isso inclui benefícios para a produtividade, eficiência e até para iniciativas de sustentabilidade nas empresas.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pela Jigsaw Research em setembro e outubro de 2024, com mais de 2.300 líderes de organizações em 34 países, abrangendo setores como bancos, seguros, manufatura, saúde, telecomunicações e outros. 98% dos entrevistados têm influência direta ou autoridade sobre as decisões de adoção de IA generativa em suas empresas.
Os setores representados foram: bancos e investimentos (11%); seguros (9%); manufatura (14%); automotivo (8%); logística, viagens e transporte (5%); telecomunicações, mídia e tecnologia (9%); saúde (9%); ciências da vida e produtos farmacêuticos (9%); setor público (8%); energia e serviços públicos (7%), ensino superior e pesquisa (6%) e varejo e bens de consumo embalados (5%).
Para saber mais e fazer o download do relatório completo, acesse: Global GenAI Report: How organizations are mastering their GenAI destiny in 2025.
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA é uma consultoria global em negócios e tecnologia e provedora de serviços de TI com receitas superiores a US$30 bilhões. Atendemos 75% das empresas Fortune Global 100 e estamos comprometidos em ajudar os clientes a inovar, otimizar e transformar para o sucesso duradouro. Como um dos principais empregadores globais, temos especialistas das mais diversas áreas em mais de 50 países e um ecossistema robusto de parceiros, incluindo empresas consolidadas e startups. Nossos serviços incluem consultoria em negócios e tecnologia, data Analytics e Inteligência Artificial, soluções setoriais, bem como o desenvolvimento, implementação e gestão de aplicações, infraestrutura e conectividade. Também somos um dos principais fornecedores de infraestrutura digital e de IA do mundo. A NTT DATA faz parte do Grupo NTT, que tem sede em Tóquio e investe $3,6 bilhões anualmente em P&D para ajudar organizações e a sociedade a avançar de forma confiante e sustentável no futuro digital. No Brasil, a NTT DATA tem sede em São Paulo. Mais informações: https://br.nttdata.com/
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