Atualmente, 60,18% dos profissionais de tecnologia no Brasil têm interesse em trabalhar fora do país e 32,25% estão ativamente procurando emprego, conforme a Análise do Perfil Profissional do The Developers Conference (TDC). Os dados ilustram como a retenção de talentos é um dos principais desafios das empresas de tecnologia – e como o setor de recursos humanos precisa estar sempre em aprimoramento para reduzir estes números, ainda mais quando as empresas atuam com projetos que exigem equipes externas, ou seja, que desenvolvem projetos dentro do cliente, e não da companhia, o chamado consultoria especializada.
O cenário fica ainda mais preocupante quando 90% dos colaboradores afirmam que mudariam de emprego se pudessem e 53,68% não acredita que o negócio está verdadeiramente preocupado com sua satisfação. É o que indica uma pesquisa realizada pelo software de RH Pandapé, o qual revelou que os principais motivos para este sentimento são a falta de oportunidade e crescimento, com 30,03%, seguido de liderança tóxica (24,46%), salário baixo (24,15%) e clima organizacional ruim (21,36%).
Não é de hoje que os especialistas em RH apontam para a importância do alinhamento do colaborador com a cultura organizacional para que essa relação de trabalho tenha mais sucesso para ambas as partes. Porém, manter a cultura viva e integrada no dia a dia da empresa e do funcionário ainda é um desafio para boa parte das organizações. Um exemplo de empresa que tem investido em estratégias de disseminação de cultura empresarial para manter a motivação e sensação de pertencimento dos colaboradores é a Mirante Tecnologia, especialista em fortalecer negócios acelerando a transformação digital e inovação através de soluções digitais.
O desafio da Mirante é ainda maior quando levado em conta que, dos cerca de 700 profissionais que atuam hoje na empresa, 330 trabalham com o modelo de consultoria especializada, que atuam de forma externa em pelo menos 15 clientes da companhia.
Para impulsionar o engajamento de seus colaboradores e consolidar uma cultura organizacional alinhada aos valores da empresa, a Mirante vem investindo ativamente na transformação de suas lideranças e na criação de produtos de RH com forte impacto estratégico. Um dos projetos mais robustos nessa direção foi iniciado há um ano e oito meses e, desde então, trouxe avanços significativos: foi implementado um novo e aprimorado processo de onboarding, além de dois programas de reconhecimento, que valorizam as conquistas dos colaboradores, e houve o reposicionamento dos Business Partners para atuarem em um papel mais estratégico, indo além das atividades operacionais.
Com essas iniciativas, o RH da Mirante está mais integrado aos objetivos de negócio, promovendo uma gestão de pessoas que não apenas apoia o crescimento individual, mas também impulsiona o desempenho organizacional, alinhando-se às metas estratégicas e gerando resultados de alto impacto.
“Para promover qualquer transformação significativa é essencial que o RH tenha uma postura de escuta ativa. Isso significa não apenas acompanhar de perto os indicadores de clima organizacional, mas também garantir que nossos Business Partners estejam realmente conectados com seus parceiros de negócio. Somente com essa proximidade e colaboração conseguimos construir estratégias conjuntas que mantêm nossos colaboradores satisfeitos, engajados e atuando com alta performance”, afirma Fernanda Rocha, head de Gestão de Talentos da Mirante Tecnologia.
Atenção desde o início
Quando o profissional que irá trabalhar com consultoria especializada é admitido na empresa, ele participa de um onboarding com a área de gestão de talentos, no qual a estrutura de pessoas e de processos é apresentada, e com a área comercial, para entender onde ele irá atuar, qual é o perfil do cliente e quais desafios irá enfrentar. Além deste contato inicial, o colaborador conta com um suporte exclusivo, que são os business partners de RH, que têm o papel de impactar positivamente o negócio e as pessoas, estabelecendo uma relação de parceria com os líderes para co-construir soluções eficazes e apoiá-los nas tomadas de decisões.
Na prática, Fernanda explica que existem três rodadas de contato com a pessoa recém-contratada: uma dentro dos primeiros sete dias, na qual é explicado como a Mirante pode fornecer suporte ao longo do processo e apresentados quem são os colaboradores que estão dentro do projeto; depois, nos primeiros 45 dias, a área de gestão de talentos entra em contato com o colaborador e pergunta como está a nova jornada – maiores desafios, necessidades de adaptação e ambientação e, por fim, com 90 dias, a área faz o mesmo processo para que o funcionário entenda onde ele está, onde ele precisa chegar e se essa caminhada faz sentido pra ele ou não.
“Para dar um maior suporte, a gente utiliza a Pesquisa de Clima e Engajamento by Gupy. Toda primeira semana do mês, um pulso é enviado para esse colaborador, que vai avaliar os aspectos de fit com a tarefa, fit com o cliente e fit com a Mirante. Além disso, quando são completados 100 dias de trabalho, entramos em contato com o cliente para entender se o colaborador tem atendido ou não suas demandas e qual seu feedback sobre o trabalho prestado”, afirma Jéssica Silva, coordenadora de Business Partners. Passado o período inicial de contratação, a Mirante realiza bate-papos periódicos com o colaborador, em encontros via grupos focais e one-on-one, acompanhando seu desenvolvimento na empresa e no cliente.
Novos programas na área
Reconhecimento, espaço de escuta e overview da Mirante são os pontos de foco dos novos programas da empresa. Batizado de “Reconhecer Faz Bem”, o projeto foi criado para valorizar os colaboradores por tempo de casa, por entregas e por aniversários. Mensalmente, a Mirante entra em contato com seus clientes para saber se houve alguma entrega que merece uma maior atenção e qual funcionário se destacou. Assim, um material é criado com a foto do colaborador e com o reconhecimento na íntegra do que o cliente disse sobre seu trabalho, sendo então divulgado tanto internamente, nos grupos da Mirante, quanto em seus canais externos, como Instagram e LinkedIn. “Reconhecer o aniversário e o tempo de casa é extremamente significativo, e mais do que nunca, reconhecer as entregas deles, pela fala do cliente, não pela nossa, é muito importante também”, diz Jéssica.
Já o Mira Experience é um encontro trimestral, pensado para aproximar os colaboradores do resultado do negócio. “Nele, compartilhamos as pautas mais relevantes sobre nossos atingimentos de OKRs gerais e KRs de área para o time. O maior objetivo é mantê-los atualizados sobre como estamos evoluindo em nossa estratégia e apontar a direção do que ainda não foi alcançado, incentivando todos a contribuírem de forma proativa com o resultado final”, aponta Fernanda.
Desafios e certezas de funcionamento
Apesar do sucesso dos programas, nem sempre a Mirante trabalhou com tantos dados em seu setor de RH. Segundo Jéssica Silva, as palavras-chave da jornada de transformação são envolvimento e colaboração. “A alta liderança precisa comprar as ações e entender a importância delas para então podermos perpassar por todas as camadas até que os projetos cheguem de fato ao colaborador”, explica.
O processo de investimento na capacitação comportamental das lideranças da Mirante foi crucial para que o RH pudesse registrar dados claros sobre seus funcionários e tangibilizar o reflexo de todas as ações que o setor vem realizando. “A gente está investindo bastante na transformação das nossas lideranças, na conscientização que é preciso co-criar e co-participar para que a gente tenha um desenrolar do que acontece lá em cima até a ponta. Quando o gestor compra as ações, a gente consegue, independente da solução que a gente vende e do tipo de trabalho que cada área tem, chegar a um denominador comum”, explica Jéssica.
Como resultado desse trabalho, a Mirante conquistou, pela segunda vez, o selo FIA FEEx como um excelente lugar para trabalhar com o clima organizacional e foi premiada como um dos Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar em 2024 pela FIA Business School e o Estadão, em uma cerimônia realizada no dia 30 de outubro, em São Paulo. “Essa é uma conquista que reflete nossa dedicação e mostra que aqui todo mundo tem um espaço de fala e coparticipação”, afirma Jéssica. Segundo o comunicado da FIA, a premiação Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar reconhece as organizações preocupadas e que se dedicam a oferecer as melhores experiências aos colaboradores.
Além do selo, Jéssica também aponta que outro reflexo do trabalho que vem sendo feito é a nota da Pesquisa de Clima e Engajamento da empresa: no mercado, o indicador de reconhecimento de companhias de tecnologia gira em torno de 82; atualmente, a nota da Mirante é 85. “Isso é muito positivo, as pessoas se sentem reconhecidas, se sentem valorizadas, se sentem seguras e querem estar aqui”, finaliza.
Sobre
A Mirante Tecnologia é especializada em fortalecer negócios acelerando a transformação digital e inovação através de soluções digitais. Com 26 anos de atuação, seu portfólio conta com soluções low-code, squads gerenciadas e outsourcing de serviços especializados. É uma das principais parceiras da OutSystems nas Américas, atendendo marcas como Sicoob, Petrobras, Unimed, Serasa, Banco do Brasil e Wiz.
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LITIANE MARGUERITA KLEIN DE OLIVEIRA
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