São Paulo, dezembro de 2024 – O e-commerce brasileiro apresentou um crescimento expressivo de 286% entre 2016 e 2023, conforme estudo da FecomercioSP, e a Pegaki, uma logtech especializada em pontos de coleta e retirada para o e-commerce, acompanha essa expansão. Hoje, a empresa ultrapassa a marca de 3 mil pontos espalhados pelo Brasil e já transacionou mais de 40 milhões de pacotes. O modelo da Pegaki é baseado no sistema PUDO (Pick-Up and Drop-Off), que permite aos consumidores escolherem um ponto de coleta para retirar ou devolver suas encomendas, como uma loja local. Esse sistema oferece conveniência e flexibilidade, reduz custos operacionais e, ao concentrar pacotes em locais estratégicos, aumenta o fluxo de consumidores no comércio local, gerando novas oportunidades de venda para os estabelecimentos parceiros.
Um exemplo é a loja colaborativa de Regiane Mattiazo, situada no bairro de Perdizes, em São Paulo, que se tornou um ponto Pegaki em 2022. “O retorno financeiro começou devagar, mas em meses como dezembro, chegou a R$ 5 mil. A Pegaki trouxe um fluxo tão grande de pacotes que considerei até reestruturar a loja para dar conta. Esse faturamento adicional ajuda muito, e no meu caso, cobre o salário de duas funcionárias,” afirma Regiane.
Outro caso é o de Rita Rosa, proprietária de uma loja em Artur Alvim, que inclui itens de papelaria, aviamentos, roupas e eletrônicos. Rita observa que o ponto Pegaki atrai não apenas clientes recorrentes, mas também vendedores que eventualmente aproveitam para comprar algo: “Além do ganho financeiro com o ponto, muitos entregadores e vendedores acabam se tornando nossos clientes, o que contribui para o nosso crescimento.”
Além do incremento direto nas vendas, há uma dinâmica de networking entre vendedores que frequentam os pontos de coleta. “Os vendedores de diferentes sites se encontram na loja e, muitas vezes, fecham negócios entre si. Já surgiram oportunidades que também beneficiaram a loja colaborativa. Então, o impacto é positivo de várias maneiras”, destaca Regiane.
“Com mais de 13 bases logísticas e 3 mil pontos de coleta em operação, a Pegaki é a primeira rede de PUDO’s do Brasil e uma das mais relevantes. Ao viabilizar uma experiência de entrega rápida e prática para consumidores e lojistas, também contribuímos ativamente para fortalecer o comércio local e para o sucesso dos nossos parceiros comerciais”, ressalta Daniel Frantz, VP de Logística do Grupo Intelipost e Cofundador da Pegaki.
Sobre a Intelipost
A Intelipost é líder em inteligência logística no Brasil, oferecendo uma plataforma completa para controle e agilidade nos processos de entrega, garantindo experiências diferenciadas para e-commerces, marketplaces e varejistas. Com foco em inovação e precisão, a Intelipost transforma o setor logístico nacional, proporcionando uma logística inteligente e eficiente desde o planejamento até a execução.
Atendimento à Imprensa | Giusti Comunicação
intelipost@giusticom.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRÉ ERNESTO BATISTA
andre.ernesto@giusticom.com.br