A forma como as pessoas consomem moda se transformou drasticamente nas últimas décadas. Nos dias atuais, o consumidor espera ser atendido pela sua marca favorita por meio de diversos canais – seja por meio da loja física, de uma conversa de chat, por meio das redes sociais ou mesmo quando é direcionado por um influenciador digital até o ecommerce da marca com um cupom de desconto para usar. Mas, você já parou para pensar sobre a complexidade por trás dessa relação multicanal entre marcas e consumidores? Em como ela potencializa tanto a experiência do usuário quanto as vendas de uma companhia?
A VTEX, plataforma de comércio composable e completa, é referência no assunto. Atuando nos “bastidores” do varejo, a empresa se tornou aliada de grandes marcas no Brasil e no mundo, aportando tecnologia e conhecimento que garante integração real entre lojas físicas e online e suporte personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente. Um dos principais casos de sucesso é a parceria firmada com a marca Reserva, marca de moda do Grupo AZZAS 2154, e que deu origem a um grande projeto de omnichannel da VTEX em termos de complexidade e tempo de entrega.
“Desenhamos e implementamos uma solução para a Reserva, que comercializa cerca de 10 milhões de peças por ano, em apenas três semanas – tempo recorde, graças ao nosso produto e expertise de negócio. Ao todo, ativamos mais de 100 lojas durante o período, o que otimizou a experiência de compra dos consumidores da marca”, destaca Rafaela Rezende, General Manager da VTEX no Brasil.
Entre as funcionalidades, Rafaela destaca a adoção da modalidade de entrega ship from store, que permite com que o cliente receba seu pedido a partir da loja mais próxima, reduzindo assim o tempo de entrega. Além disso, o Split de Pedidos, que permite dividir o pedido do cliente entre múltiplas lojas e centros de distribuição, garante ao cliente a possibilidade de, com um único pagamento, adquirir produtos que estão espalhados em diferentes estoques. Ainda na linha de melhorar experiência, os vendedores podem compartilhar carrinhos pré-montados com seus clientes para facilitar o processo de compra.
Antes do projeto, a marca operava com sistemas legados e toda a gestão de estoques das lojas físicas era apartada do ecommerce, o que dificultava o atendimento do cliente nos diferentes canais. “A tecnologia oferecida pela VTEX se combinou perfeitamente ao posicionamento de encantamento do consumidor da Reserva e conseguimos, com rapidez e performance, disponibilizar mais produtos de diferentes estoques, e, com isso, aumentar receita”, explica Rafaela.
Colhendo os frutos
Com a integração de canais, viabilizada por meio das APIs (sigla que em português significa Interface de Programação de Aplicativos) da VTEX, foi possível, por exemplo, proporcionar diferentes modelos de entrega de acordo com cada loja, dando o poder de escolha ao cliente no momento do check out. “Quando o cliente busca um item pelo aplicativo da loja, nós conseguimos mostrar a ele, de maneira transparente, as melhores opções de frete para que ele possa optar pelo menor custo final. Dessa forma, melhoramos a experiência de compra e aumentamos a sua satisfação”, afirma Camila Krauss, supervisora comercial da Reserva.
De acordo com a empresa, aproximadamente 20% das vendas totais do grupo são digitais, enquanto 40% dessas compras online vêm das lojas físicas. Antes da parceria, o único contato multicanal da companhia se dava somente pelas entregas via delivery. E mudar esse cenário para uma realidade digital deu bons resultados: a marca Reserva passou a ter um aumento no faturamento de, pelo menos, 30%, graças à união entre os ambientes físico e online. “Hoje nós conseguimos ter o melhor dos dois mundos pois, mantemos a relação próxima que construímos com o cliente na loja física e, ao mesmo tempo, não perdemos oportunidades de venda direcionadas para o e-commerce, garantindo assim maior disponibilidade dos nossos produtos e um melhor custo-benefício”, completa Krauss.
O trabalho conjunto entre VTEX e Reserva rompe com o estigma de que o varejo e o e-commerce são concorrentes, quando na verdade são forças complementares. Quando combinadas à logística inteligente, conferem mais agilidade, praticidade e comodidade tanto para o consumidor quanto para a operação. Com 18 anos de atuação, a Reserva hoje amplia o seu volume, aprofunda o relacionamento com o mercado e aumenta a expectativa de serviço através desse tipo de investimento em logística.
Empresas do grupo AZZAS 2154, detentor de marcas como Farm, Animale e Hering, são bons exemplos de companhias que construíram marcas fortes, desejadas pelos clientes e que investem em inovação para oferecer boas experiências em lojas físicas e online com o apoio da VTEX.
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GIULIA CAMACHO ALECRIM PEREIRA
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