A Nearsure, parceiro estratégico de empresas norte-americanas para soluções de TI, apresenta suas previsões para o panorama tecnológico de 2025. A companhia antecipa um ano marcado pela integração da inteligência artificial (IA) em diversos setores, pela crescente preocupação com a cibersegurança e pelo avanço em estratégias de personalização voltadas ao cliente.
“Nosso objetivo com essas previsões é ajudar as empresas a navegarem por um cenário tecnológico em rápida transformação. Companhias que adotarem tecnologias com foco em eficiência e segurança estarão mais preparadas para competir e crescer em um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador”, afirma Giuliana Corbo, CEO da Nearsure.
De acordo com os especialistas da Nearsure, os agentes de IA terão um papel mais ativo na simplificação de processos internos das companhias, ao integrar diferentes sistemas e automatizar tarefas, como o gerenciamento de acessos e pedidos administrativos. Por meio dessa tecnologia, processos como solicitações de licença, ajustes em itinerários de viagem e acesso a informações de diferentes sistemas serão cada vez mais rápidos e eficientes.
Além disso, o uso de inteligência artificial na organização e sistematização de arquivos será uma prática essencial em 2025. Com o aumento de documentos digitais, a Nearsure destaca que a IA pode ser empregada para extrair metadados relevantes e otimizar índices de busca. Essa abordagem reduz o espaço necessário para armazenamento, os custos operacionais e o consumo energético.
Modelos menores de linguagem (Small LLMs) também devem ganhar espaço neste ano, atendendo a setores específicos, como saúde, finanças e comércio. Esses modelos demandam menos recursos computacionais, sendo mais acessíveis e sustentáveis, e prometem democratizar o acesso à IA, oferecendo soluções personalizadas.
No campo de Recursos Humanos, a tecnologia pode ser utilizada para acelerar a seleção de talentos, eliminando vieses e garantindo maior precisão na identificação de candidatos adequados. A Nearsure prevê que essa tendência será ampliada, incluindo o uso de IA para a criação de descrições de vagas e o acompanhamento de candidatos.
A companhia também projeta que as plataformas de dados de clientes (CDPs) devem se consolidar como ferramentas indispensáveis em 2025, permitindo que empresas combinem informações de múltiplos canais – online e offline – para criar perfis completos dos consumidores. A grande mudança será a integração da inteligência artificial generativa (GenAI), que viabilizará a criação de campanhas personalizadas em escala e com maior agilidade.
Neste cenário crescente de inovação, a Nearsure alerta ainda que o avanço da IA apresenta desafios para a segurança digital. Por isso, o uso de arquiteturas Zero Trust – que exigem autenticação contínua para acesso a recursos – e o treinamento adequado das equipes internas serão fundamentais para proteger ambientes corporativos de ataques sofisticados.
“Em um mercado cada vez mais competitivo, a integração entre eficiência operacional, personalização de serviços e segurança digital será determinante para o sucesso das empresas. A adoção estratégica dessas tendências pode otimizar processos e redefinir a forma como as organizações se conectam com clientes e colaboradores”, finaliza Corbo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA SARTORI
anas@comunicacionavc.com