Em um mundo onde a comunicação digital é essencial, a confiança do cliente se tornou um ativo inestimável. As marcas que desejam se conectar efetivamente com seus usuários devem priorizar a segurança e a transparência em suas interações.
Nesse contexto, a verificação da marca por meio de RCS (Rich Communication Services) surge como uma ferramenta poderosa para melhorar a interação e fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores. A aprovação e a verificação no RCS dependem totalmente das operadoras de telefonia móvel. Esse processo, gerenciado pelas operadoras, acrescenta um nível adicional de confiança, permitindo que elas assumam a responsabilidade pela validação ou verificação das marcas. É por isso que a Sinch, líder global em comunicações na nuvem, compartilha sua experiência neste processo.
Verificação da marca: fundamental para os clientes
Diferente de outros canais de mensagens, o RCS permite que os usuários verifiquem a autenticidade da marca com a qual estão interagindo. Isso é especialmente importante em um momento quando a segurança é primordial para todos os setores. Por exemplo, no mundo financeiro, instituições como bancos e empresas de serviços financeiros estão adotando o RCS para enviar códigos de autenticação de dois fatores e fazer cobranças, garantindo que o usuário se sinta seguro ao interagir com a empresa. A capacidade de verificar se o usuário está falando com uma marca legítima aumenta a confiança do cliente e, consequentemente, melhora as taxas de interação e a fidelidade.
Casos de uso no setor financeiro
Um exemplo notável é o uso do RCS pelos bancos para comunicar transações e alertas de segurança. “Quando os clientes recebem uma mensagem que vem de uma marca verificada, é mais provável que cliquem em links, respondam a perguntas e tomem as medidas recomendadas. Esse nível de confiança é fundamental em um setor em que a percepção de risco é alta”, ressalta Mateus Bueno, diretor comercial de produtos da Sinch para a América Latina.
O RCS também se mostrou útil no atendimento ao cliente. As empresas podem lidar com perguntas e problemas de forma mais eficiente, melhorando a experiência do usuário e promovendo a fidelidade. Esse canal também está sendo adotado por
empresas que precisam gerenciar devoluções e facilitar os processos de suporte técnico, otimizando assim o relacionamento com os consumidores.
Custo-benefício da implantação do RCS
Além de melhorar a interação e a confiança do cliente, a implementação do RCS também representa um custo-benefício significativo para as empresas. Por meio de recursos avançados, como agendamento de compromissos e realização de pagamentos, a tecnologia RCS facilita a vida dos clientes, resultando em maior satisfação e, portanto, um aumento no engajamento.
“Em geral, o RCS é muito útil para todos os setores. No entanto, os adotantes mais rápidos são as instituições financeiras, que estão buscando oferecer mais segurança. A capacidade de enviar informações verificadas e personalizadas aos usuários transforma a maneira como as marcas se comunicam, resultando em interações mais seguras e confiáveis”, comenta Bueno.
À medida que mais marcas adotam essa tecnologia, fica claro o potencial de melhorar a interação e promover relacionamentos duradouros. Em um ambiente em que a confiança é essencial, o RCS está posicionado como uma solução inovadora que redefine a maneira como as marcas se relacionam com seus clientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA NESTOR PAL
camila.nestor@globalprconsulting.com