Acompanhar o grau de satisfação do paciente, reduzir custos, avaliar a produtividade clínica e a quantidade/giro de leitos. Esses são alguns indicadores de desempenho (KPIs) analisados em instituições de saúde para avaliar o andamento da performance da operação no hospital. No contexto atual, eles podem ser grandes aliados da gestão estratégica da organização, contribuindo para o alcance de metas pré-estabelecidas, assim como mudanças de gestão necessárias para acompanhar as tendências de mercado.
“Além de indicar os resultados atuais de uma instituição de saúde, também é importante que as metas desejadas estejam dentro do KPIs para que quando haja ‘atraso’ ou ‘mudanças’, o responsável pela meta possa informar ao sistema e demais gestores o que ele precisa para alcançar o objetivo inicial”, indica Sócrates Cordeiros, CEO da CeosGO, empresa cuja missão é transformar a gestão de empresas através de softwares que simplificam fluxos.
As ferramentas de KPIs aparecem também como aliadas à gestão ao possibilitarem a integração entre setores e áreas de negócios, mensurando a performance individual de cada. Elas podem sinalizar, inclusive, como o mercado “enxerga” a empresa através dos indicadores, além de contribuir para a indicação do comportamento estratégico que o colaborador precisa seguir.
“Através dos indicadores, é possível entender qual a expectativa da instituição para o período, qual o papel dele para que essa visão seja alcançada, otimizar resultados, assim como os empecilhos e possíveis caminhos para contorná-los, tendo em mente um único ‘destino’: a satisfação do paciente”, explica Cordeiro.
Por fim, é possível concluir que a utilização de KPIs, acompanhando da análise prévia dos dados apresentados, é o meio ideal para instituições de saúde que visam, tanto o crescimento do posicionamento diante do mercado, mas, também, buscam garantir a melhor qualidade de atendimento e assistência ao seu maior objetivo – o cuidado ao paciente.
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JULIANA MARIA HENRIQUE REGIS
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