A presença de mulheres no mercado de tecnologia é um tópico complexo e multifacetado, que reflete uma série de questões sociais, culturais e econômicas.
Em uma pesquisa disponibilizada pela ONU, estima-se que serão necessários 300 anos para o mundo atingir a igualdade de gênero, visto que após a pandemia essa desigualdade está ainda mais acentuada – antes da pandemia, a estimativa era de 130 anos.
Ainda que tenham ocorrido avanços significativos nos últimos tempos – dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, entre 2015 e 2022, houve um aumento de 60% na participação feminina no setor de tecnologia –, as mulheres seguem representando apenas 12,3% das posições, enquanto os homens ocupam 83,3% dos cargos.
“Neste cenário, as ações de conscientização e incentivo da presença feminina na área tecnológica são extremamente relevantes e necessárias. É preciso, mais do que nunca, incentivar meninas e mulheres a acreditarem que são capazes de conquistar espaços no mercado de tecnologia”, diz Silvana Fumura, CEO da #SerMulherEmTech, associação sem fins lucrativos que realiza projetos para inspirar, impulsionar e influenciar mulheres no mercado de TI.
Programação
Para aprofundar as discussões em torno dessa temática, com foco na diversidade e equidade de gênero no mercado tecnológico, no dia 13 de fevereiro, a #SerMulherEmTech realizará um evento na FIAP Unidade Paulista, com inscrições gratuitas e abertas a todos os interessados.
O encontro contará com a presença dos hosts Eduardo Floriano e Thiago Yamamoto, coordenadores do MBA da FIAP, que receberão as convidadas Silvana Fumura, Ana Dividino e Elisabete Waller, cofundadoras da associação #SerMulherEmTech.
“Dentre os temas programados, vamos nos aprofundar nas questões relacionadas ao incentivo e inclusão de mulheres no mercado de tecnologia e discutir como, globalmente, as empresas entenderam que a diversidade aumenta a performance e também os resultados de faturamento da empresa, trazendo criatividade e novas visões de negócio”, complementa Silvana.
Criada em 2016 como um coletivo de mulheres voluntárias, e, desde setembro de 2023, fundada como Associação formal por Ana Dividino, Ana Laura Navarro, Cyntia De Lábio, Elisabete Waller, Kecy Ceccato e Silvana Fumura, a Associação #SerMulherEmTech é patrocinada atualmente pelas empresas Softtek, Leega Consultoria e Blend IT/Kron, e apoiada pela agência de comunicação Vianews e pelo escritório jurídico ATRA.
“O mercado de tecnologia transformou a minha carreira. Meu desejo é levar essa transformação para um número cada vez maior de mulheres, para que consigam conquistar todos os seus objetivos, profissionais e pessoais. Temos uma longa jornada pela frente. Porém, como juntas somos mais fortes, temos certeza de que venceremos quaisquer obstáculos, discriminações e paradigmas, construindo um mundo melhor para as próximas gerações”, diz Ana Dividino, Vice-Presidente de Negócios da Softtek Brasil, e conselheira e cofundadora da #SerMulherEmTech.
Para mais informações sobre a #SerMulherEmTech, siga a página da Associação no Instagram e LinkedIN.
Serviço: FIAP Meetup #135 – Mulheres no mercado tech: trajetórias de inclusão e equidade
Data: 13/02 (quinta-feira), às 19h00
Formato: Híbrido
Online: Youtube e LinkedIn
Presencial: FIAP Paulista – Av. Paulista, 1106 – 6 º andar – Bela Vista, São Paulo
Inscrições: https://www.meetup.com/fiapmeetups/events/305594436/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELLY SIQUEIRA DE SOUZA
michelly.siqueira@vianews.com.br