A Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) tem atuado de forma estratégica na promoção da internacionalização das empresas de tecnologia do Rio de Janeiro, entendendo que essa é uma via fundamental para impulsionar a excelência no empreendedorismo e transformar a cidade do Rio de Janeiro em um polo de inovação global.
Por meio de parcerias internacionais, missões empresariais, participação em eventos no exterior e conexões com ecossistemas de inovação ao redor do mundo, a Assespro-RJ tem criado pontes que permitem que startups, scale-ups e empresas estabelecidas ganhem visibilidade global, ampliem suas redes de negócios e acessem novos mercados.
Esse movimento significa a importação de conhecimento, práticas inovadoras e tecnologias de ponta que fortalecem o setor local, geram empregos qualificados e posicionam o Rio de Janeiro como uma cidade aberta, moderna e conectada com as grandes tendências mundiais.
Internacionalizar é abrir espaço para que empreendedores pensem grande, desenvolvam soluções com padrão internacional e contribuam ativamente para uma cidade mais inteligente, sustentável e competitiva. É esse o compromisso da Assespro-RJ: fomentar uma cultura de inovação sem fronteiras, com foco no desenvolvimento econômico e tecnológico do Rio.
Internacionalização na prática: vivência de “cinco anos em cinco dias”
Empreendedores e executivos de diversos setores têm voltado seus olhares para o Vale do Silício — berço de gigantes como Google e Meta, e hoje epicentro da nova corrida do ouro impulsionada pela inteligência artificial.
A Assespro, apoiada pela inteligência e experiência acumulada da OBr.global oferece aos líderes empresariais a chance de experimentar os mindsets mais competitivos do mundo e viver “cinco anos em cinco dias”. A próxima turma para o Vale do Silício começa em 27 de abril.
Mas a estratégia da Assespro-RJ vai além dos Estados Unidos. A América Latina também está no radar, com a Missão Internacional de Negócios: Brasil – Argentina, que acontece de 11 a 17 de maio de 2025, em parceria com a Confederação Assespro, CESSI, ALETI e apoio do Itamaraty.
Com rodadas de negócios, reuniões e visitas técnicas, as missões buscam ampliar o acesso a novos mercados, fortalecer a integração regional e incentivar colaborações tecnológicas.
Nativo do Vale do Silício, Robert Janssen, presidente da Assespro-RJ e CEO da OBr.global, é referência internacional em internacionalização de empresas de tecnologia, com mais de 30 anos de atuação global e reconhecido como um dos executivos mais influentes dos EUA no setor de empresas de médio porte.
Ao conectar o Vale do Silício à América Latina, a Assespro-RJ reforça seu compromisso com uma internacionalização multilateral, que promove não só a inserção em mercados estratégicos, mas também o intercâmbio de conhecimento e inovação. E a exploração e expansão continuam: novas conexões, novas imersões, novas geografias já estão no radar.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HAYLA MARIA LEITE DA SILVA RIBEIRO BRAGA
assessoria.divulgacao22@gmail.com