O Estúdio Periférico 360 Giros, organização paulista que desenvolve experiências únicas culturais e educacionais gamificadas, estará presente nesta edição da Gamescom Latam. A versão latino-americana da maior feira de games do mundo acontece entre os dias 1º e 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Criado e dirigido por Gustavo Guimarães no bairro do Campo Limpo, o Estúdio Periférico 360 Giros é reconhecido como Ponto de Cultura pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e acelerado pela adesampa, da Secretaria de Desenvolvimento.
Na Gamescom Latam, o Estúdio Periférico levará, nos dias 2 e 4 de maio, suas inovações em tecnologia imersiva no estande institucional da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Seus projetos têm por objetivos integrar arte, tecnologia e inovação social, reforçando a presença da cultura periférica no universo dos games, com propostas gamificadas voltadas à educação e acessibilidade.
“Mais do que tecnologia, levamos outras formas de imaginar e educar. Acreditamos que inovação nasce quando olhamos com cuidado para o nosso território. Levamos tecnologia de ponta para bases, e isso é potência”, afirma Gustavo Guimarães Gonçalves, fundador do estúdio.
Realidade Virtual e Gamificação – Dentre os projetos que serão apresentados pelo Estúdio Periférico 360 Giros, está o “Ei, Libras! – Escola Imersiva de Libras” – plataforma gamificada para o ensino da Língua Brasileira de Sinais em realidade virtual, já apresentada no Web Summit Lisboa e destaque em eventos de inovação com foco em acessibilidade e inclusão.
Utilizando tecnologias de ponta e uma abordagem de ensino com óculos de realidade virtual, os usuários têm acesso a um quiz animado em que, com as mãos podem apontar as respostas para perguntas diversas sobre o alfabeto em Libras. A cada acerto, uma personagem animada em 3D comemora o resultado junto com o participante. No menu do quiz, também é possível selecionar os níveis de dificuldade e ainda conferir a pontuação.
O Estúdio Periférico 360 Giros também apresentará, no evento, o projeto “Literatura Postal em Realidade Aumentada”, experiência que transforma clássicos da literatura como O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Saci (Monteiro Lobato), Babar no Reino dos Elefantes (Jean de Brunhoff) e Pedro Malasartes (Contos populares) em animações imersivas com narração, trilha sonora original e interações em RA acessíveis a partir de cartões postais.
Por fim, os visitantes que passarem pelo estande poderão conhecer o “Patrimônios da Independência em Realidade Aumentada”, projeto educativo com maquetes interativas que usam RA para explorar marcos históricos do país com linguagem acessível e envolvente. Os participantes têm a oportunidade de conhecer, utilizando esse recurso, importantes pontos históricos diretamente ligados ao período que antecedeu o “grito do Ipiranga” e a liberdade do povo brasileiro do domínio português, como o Edifício e o Parque da Independência, o Solar da Marquesa de Santos, a Casa do Grito, o totem do Grito da Independência, além do histórico Quilombo dos Palmares, todos com locuções explicativas.
“A presença na Gamescom Latam marca não apenas o reconhecimento do trabalho realizado pelo Estúdio Periférico 360 Giros, mas também a consolidação de um modelo de empreendedorismo periférico com base em arte, tecnologia, educação e acessibilidade”, enfatiza Gustavo Guimarães.
SERVIÇO
Estúdio Periférico 360 Giros na Gamescom Latam
Dias: 02 (sexta-feira) e 04 de Maio (domingo)
Local: Distrito Anhembi – Estande Institucional da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
fausto@sylvionovelli.net