Os posts virais são conteúdos que se espalham rapidamente nas redes sociais, alcançando um grande número de pessoas em pouco tempo. Por esse alto potencial de alcance e visibilidade, muitas pessoas buscam basear suas estratégias de comunicação digital, mas essa nem sempre é uma tática muito eficaz, explica a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula.
“Um post viral pode catapultar o seu perfil para outro nível de engajamento em questão de minutos, o que, claro, pode ser uma excelente oportunidade de alcançar um novo público e manter uma parte dele, mas com a mesma velocidade que esse engajamento vem, ele também vai, e justamente por essa volatilidade, o viral não pode ser o pilar de uma estratégia de comunicação digital”, explica.
É possível viralizar intencionalmente?
Grande parte dos virais surgem de forma natural e despretensiosa, mas existem técnicas que podem ajudar a aumentar as chances de um conteúdo se tornar viral, no entanto, é uma ilusão acreditar que um conteúdo fabricado vai viralizar com tanta intensidade quanto um surgido naturalmente, afirma Jennifer.
“O público é o rei de uma estratégia de comunicação, ele não apenas absorve todo o conteúdo que enviamos, mas interage com ele, comenta, critica, elogia, etc., são variáveis que muitas vezes não podem ser controladas, por isso um viral pode ser estimulado com algumas técnicas, mas sempre é melhor que ocorra naturalmente”.
“Quando surge um viral a estratégia pode ser adaptada para aproveitar esse buzz, mas não se pode contar com ele desde o princípio”, ressalta Jennifer de Paula.
Os seguidores vêm?
De acordo com Jennifer, o grande desafio dos posts virais é converter todo o engajamento que ele trás em seguidores direcionados para o seu nicho.
“Um post viral traz muitas visualizações e um alto compartilhamento, mas todo esse público que chega é muito heterogêneo e muitos nunca mais verão seu perfil novamente, capturar essa audiência é um grande desafio. Por isso, muitas vezes vale muito mais a pena ter conteúdos com menor alcance, mas que terá uma conversão de seguidores e vendas”, ressalta.
O que uma estratégia de comunicação digital precisa para ter sucesso?
Para ter bons resultados na comunicação digital de um profissional ou empresa é necessário buscar se basear em técnicas mais sólidas que apenas posts virais.
“Uma boa estratégia de comunicação digital precisa de um bom planejamento e objetivos bem definidos, sempre adaptados a cada situação. Conhecer o público-alvo, usar diferentes canais, monitorar os resultados e ajustar as táticas com base nos dados é fundamental para ter melhores resultados”, explica Jennifer de Paula.
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FABIANO DE ABREU RODRIGUES
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