A inteligência artificial (IA) não é mais uma tendência distante; ela está moldando e transformando a maneira como criamos e consumimos conteúdo narrativo. A tecnologia tem potencial de inovar a criação de roteiros, desde a geração de ideias e construção de personagens até a estruturação de tramas complexas, a IA está facilitando novos métodos de escrita.
Embora a IA ofereça inúmeras oportunidades, também apresenta desafios. A principal preocupação é como equilibrar a criatividade humana com a capacidade tecnológica. O objetivo da utilização da IA deve ser complementar, e não substituir, a visão e a intuição dos roteiristas.
Líder de pesquisa inovadora – Fábio Montanari
No centro dessa revolução está o professor de roteiro na York Universit no (cidade) Candá e renomado roteirista Fábio Montanari. Ele é o único pesquisador brasileiro envolvido no Connected Minds, projeto apoiado pelo Canada First Research Excellence Fund (CFREF), com sede nas Universidades York e Queen’s (Canadá). Montanari lidera uma pesquisa sobre os impactos da IA, na prática do storytelling, com foco na área do roteiro. Assim como conduz uma série de experimentos práticos com diferentes modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), visando compreender como a tecnologia pode auxiliar na criação de narrativas e identificar suas capacidades e limitações.
https://www.linkedin.com/in/fabio-montanari-1616a931/
Instagram: @fabiomontanari
Informação para imprensa
Flávia Tenório e Karollayne Dias
LEAD Comunicação – Rio de Janeiro | Brazil
(55 21) 99348-9189 leadcom@terra.com.br
Instagram @leadcom | www.leadcomunicacao.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARROLAYNE DIAS FERREIRA
leadcom2@gmail.com