São Paulo, 13 de fevereiro de 2025 – A 18ª edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2023/2024 registra que 94% das empresas brasileiras destinam um orçamento anual exclusivo para treinamentos. Para a Adistec Brasil, uma das maiores distribuidoras de Tecnologia de Informação (TI) de valor agregado da América Latina, este compromisso de manter sua equipe técnica capacitada vai além do desenvolvimento profissional e reflete um de seus diferenciais de mercado, que é atuar de forma muito próxima aos canais, capacitando-os e sendo parceiro nas apresentações aos clientes finais.
Por isso, no ano passado, quando incorporou sete novos fabricantes ao seu portfólio de soluções de TI – A10, Checkmarx, Docusign, Elastic, Object First, Pentera e VMware by Broadcom – a Adistec aumentou em 30% seu corpo de profissionais e investiu na atualização de treinamentos e certificações. A proposta foi tão bem-sucedida que o Brasil foi o único país da América Latina onde a Adistec possui presença que conseguiu enviar um representante para um treinamento avançado nos escritórios da NetApp em diversos países, como Holanda em Amsterdã, Espanha em Madri e esse ano na Alemanha em Munique, o engenheiro de Sistemas, Fellippe Mendes, responsável técnico pela marca no Brasil.
De acordo com o executivo, a NetApp possui um programa bem estruturado, o NetApp Learning Services (NLS), baseado no conceito train the trainer (treinar o treinador), fundamental para disseminar conhecimento. “Toda a preparação e o apoio fornecidos pela Adistec foram determinantes para que eu pudesse participar dessa capacitação avançada. De volta ao Brasil, pude multiplicar esse conhecimento e preparar nossas equipes e os canais para atuarem de forma mais eficaz junto ao nosso ecossistema de parceiros”, relata Mendes.
As soluções da NetApp transcendem o armazenamento de dados, integrando inteligência de software para proteção, continuidade de negócios e resistência a ataques cibernéticos. Contudo, a eficácia dessas tecnologias depende de uma integração sólida entre fabricantes, distribuidores e o mercado. “Aí reside o papel crítico dos distribuidores: apoiar e trabalhar lado a lado com os parceiros para garantir que eles se sintam confiantes e preparados para apresentar soluções aos clientes finais”, completa o engenheiro de Sistemas da Adistec Brasil.
Para José Roberto Rodrigues, country manager da Adistec Brasil e Alliance Manager LATAM, esse fato demonstra dois diferenciais importantes na atuação da empresa junto ao mercado: como a capacitação contínua e o desenvolvimento técnico são fundamentais para preparar as equipes que lidam com a concretização das vendas, e como os distribuidores podem atuar para aproximar não só a tecnologia, mas o conhecimento aos canais.
“Na Adistec, entendemos que nosso compromisso como distribuidor vai além da transferência de conhecimento. Nós atuamos como parceiros e de forma consultiva, participando ativamente na elaboração de estratégias e, quando necessário, nos envolvendo diretamente em conversas com clientes finais para ajudar a tirar dúvidas e complementar informações. Essa proximidade fortalece os relacionamentos e assegura que as soluções sejam entregues de forma alinhada aos objetivos de negócios de todos os envolvidos”, ressalta.
Para Rodrigues, quando fabricantes, distribuidores e parceiros comerciais trabalham de forma integrada, os resultados vão muito além da comercialização de produtos, gerando valor para clientes finais e impulsionando o mercado como um todo. “Mais do que um elo de conexão, o distribuidor atua como facilitador, capacitando e apoiando os representantes para garantir que estes estejam preparados para oferecer não apenas produtos, mas soluções completas que atendam às necessidades reais dos clientes finais. Os distribuidores desempenham um papel estratégico nesse processo, indo além de suas funções logísticas tradicionais para agregar valor em toda a cadeia de distribuição”.
Retenção de talentos
Este investimento em capacitação técnica também repercute em outro fator relevante no mercado de tecnologia, que é a retenção de talentos. Um levantamento da LinkedIn Learning Report 2023 revelou que 89% dos gestores acreditam que a capacitação e o desenvolvimento são cruciais para atrair e reter talentos, enquanto 76% dos colaboradores destacaram que oportunidades de aprendizado são um dos principais motivadores de permanência em uma empresa.
Nesse cenário, o distribuidor enfrenta um desafio duplo: planejar capacitações que realmente agreguem valor e incentivar seus profissionais a se engajarem no aprendizado e no compartilhamento de informações. “Manter as equipes atualizadas e habilitadas para atuar de forma consultiva é essencial para que nossos parceiros comerciais possam apresentar e implementar soluções alinhadas às demandas do mercado. Temos conquistados bons resultados nessas duas vertentes e seguiremos investindo nelas em 2025”, finaliza José Roberto Rodrigues.
Sobre Adistec
A Adistec é uma das maiores distribuidoras de TI de valor agregado da América Latina, com presença em 17 países. Com sede em Miami (EUA), atua com quatro áreas distintas de negócios – Distribuição, Educação, Serviços Profissionais e Cloud Services. Mantém em seu portfólio parceiros estratégicos globais das principais marcas líderes focadas em soluções para infraestrutura de data center e segurança da informação, além de uma ampla rede de revendas com cobertura nacional. Saiba mais em www.adistec.com.
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