– A Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras do mundo e parte do grupo Stefanini, compartilha os resultados de sua jornada estratégica na adoção da inteligência artificial generativa (IAG). Com a missão de transformar a forma como o mundo interage com o dinheiro, a empresa, que possui presença em 25 países e impacta mais de 550 milhões de consumidores, está consolidando a IAG como uma prioridade estratégica para 2025, com o propósito de ir além da tecnologia: criar soluções combinando capital humano, método e processos. Um dos resultados mais expressivos do uso da IAG em atividades diárias foi o aumento significativo no engajamento da equipe, que passou de 5% no final de 2023 para 82% ao final de 2024.
No segundo semestre de 2023, a Topaz embarcou em uma jornada de exploração e implementação da inteligência artificial generativa, impulsionada pela crescente popularidade de ferramentas como ChatGPT. No entanto, como uma pesquisa recente da consultoria KPMG mostrou que 55% dos CEOs consideram a implementação da IA um grande desafio, o processo da Topaz não foi diferente. “Apesar do hype, a incerteza quanto à aplicabilidade da tecnologia e a necessidade de uma abordagem estruturada, além da busca pelo sucesso, exigiram um foco em estratégia, liderança e engajamento”, avalia Rangel Graçadio, CTO da Topaz.
A área de Tecnologia da Topaz liderou a adoção da IAG com a formação de um grupo multifuncional responsável por pesquisa, experimentação e capacitação. De acordo com Rangel, o comitê executivo de IA, composto pelo CEO, C-Levels e executivos de áreas-chave, tem sido fundamental para definir metas, acompanhar resultados e ajustar a estratégia quando necessário. “Desde o início, o patrocínio da alta liderança foi essencial para impulsionar a adoção da IAG e democratizar seu uso em toda a organização. Essa governança sólida garantiu alinhamento estratégico e foco nos resultados”, afirma Rangel.
A Topaz investiu em capacitação contínua, com workshops, semanas temáticas e materiais de comunicação internos para fomentar o engajamento e utilizou a Stefanini Artificial Intelligence Library (SAI Library), que fornece ferramentas e modelos para integrar a IAG em processos, produtos e serviços.
A empresa também desenvolveu uma metodologia com quatro pilares para escalar a adoção da IAG: Desenvolvimento de Produtos, Automação de Processos, Eficiência Operacional e Projetos de Implantação, que são apoiados por dois processos fundamentais: Educação em IA e Gestão Estratégica de IA, ambos focados em promover uma integração contínua e eficaz da tecnologia.
“A criação do programa de Embaixadores de IA, no qual colaboradores interessados ou que se destacaram no uso da tecnologia, auxiliou na disseminação do tema nas áreas”, diz o CTO da Topaz.
Além disso, a Topaz observou ganhos significativos em eficiência e qualidade, com o desenvolvimento de novos recursos, como plugins que facilitam o uso de IA nas IDEs (Eclipse e VS Code) de desenvolvedores. Iniciativas como o Framework de Desenvolvimento Topaz, voltado à automação de CI/CD, surgiram a partir de discussões entre as áreas de Arquitetura e Desenvolvimento de Produtos.
Com a consolidação da IAG em 2024, a Topaz planeja expandir ainda mais o uso da tecnologia em 2025, focando na produtividade, novos modelos de negócios e aprimoramento da experiência do cliente. “Estamos apenas no início de uma jornada que promete redefinir a forma como operamos, inovamos e entregamos valor. Os desafios superados, desde a incerteza inicial até a necessidade de engajamento em larga escala, demonstram que o potencial transformador da inteligência artificial generativa é real, mas exige disciplina estratégica para se materializar”, conclui Rangel Graçadio.
Sobre a Topaz
Com mais de três décadas de experiência, a Topaz é uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais, destacando-se como líder no mercado brasileiro e latino-americano. Como parte do grupo Stefanini, atua em mais de 25 países com mais de 300 clientes de diversos portes e segmentos. A Topaz desenvolveu o Topaz One, a primeira plataforma full banking do mundo, oferecendo um ecossistema completo de soluções integradas, seguras e de alta disponibilidade como core bancário completo e core para microfinanceiras, prevenção e combate à fraude, canais físicos e digitais, AML/FTP e compliance, pagamentos instantâneos, regulatórios, investimentos e customer engagement para bancos e instituições financeiras em geral, impactando mais de 550 milhões clientes finais todos os dias. A Topaz posiciona-se como referência em tecnologia para negócios digitais e é reconhecida pelo Gartner®, FORRESTER® e Celent®.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA DE PAULA TIMÓTEO
pietra@dfreire.com.br