Nos últimos dias, diversas notícias internacionais relataram que o TikTok afirmou ter tido de tomar medidas urgentes para impedir um ciberataque que visava contas de celebridades e marcas.
Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil, comenta a respeito para alertar e orientar os usuários brasileiros sobre como proteger suas contas e dados.
“Nos últimos anos, além do processo judicial movido pelo governo dos Estados Unidos, foram registrados múltiplos relatos de hackeamento na plataforma TikTok. Nesta semana, diversas contas, desde a CNN até Paris Hilton, relataram a perda de acesso às suas contas com apenas um clique em uma DM (Mensagem Direta) que resultou na execução de código malicioso. Por isso, para quem possui uma conta no TikTok, é essencial configurar a autenticação de dois fatores antes de abrir qualquer mensagem direta!
De acordo com relatórios recentes, o malware é transmitido por meio de mensagens diretas dentro do aplicativo TikTok e não requer qualquer download, clique ou resposta. Basta abrir a mensagem! Ao configurar a autenticação de dois fatores, o usuário adicionará uma camada de segurança ao seu login e evitará as invasões de conta relatadas atualmente.”
Seguem algumas dicas rápidas listadas por Fernando de Falchi para evitar que as contas do TikTok sejam comprometidas, bem como o acesso não autorizado a todas as suas contas:
. Acessar a página de segurança do TikTok e ativar a funcionalidade “Iniciar sessão com verificação”. O usuário precisará fornecer seu número de telefone para ativar essa funcionalidade de segurança. Sempre que alguém tentar iniciar sessão na sua conta, o TikTok enviará uma mensagem de texto com uma senha de uso único (OTP), que será necessária para fazer login.
. Utilizar uma senha forte e única com caracteres especiais, ou melhor ainda, um gerenciador de senhas.
. Se o usuário notar alguma atividade estranha na sua conta, deve comunicar-se imediatamente com o Suporte TikTok .
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA VERCELLI
juliana.vercelli@inkcomunicacao.com.br