Em linha com seu compromisso de fomentar a inovação e a transformação digital interna e externamente, a Algar Telecom, empresa do grupo Algar com atuação em TI e telecomunicações, desenvolveu o programa AI Influencers. A iniciativa visa promover a adoção ampla da Inteligência Artificial (IA) na empresa, preparando os associados, como são chamados os colaboradores, para atuarem como defensores e disseminadores da tecnologia, incentivando a cultura “AI First” em suas respectivas áreas.
Desde seu lançamento no início de 2024, o programa já selecionou 60 influenciadores, com base em sua motivação, habilidades de comunicação e capacidade de realização. Esses profissionais passam por um treinamento intensivo conduzido por uma empresa parceira que abrange conceitos e levam até a aplicação prática de IAs em cenários de negócios, capacitando os participantes para identificar oportunidades de automação e resolver desafios operacionais.
“Acreditamos que a tecnologia deve estar a serviço do negócio e que a identificação de oportunidades de aplicação de tecnologia pode ser acelerada envolvendo todos. Com o AI Influencers, queremos transformar essa visão em realidade, capacitando nossos colaboradores para serem protagonistas da transformação digital em suas próprias áreas. Eles não só aprendem, mas também lideram essa mudança, tornando a inovação parte da rotina”, afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de Tecnologia, Evolução Digital, Agilidade e Inovação da Algar Telecom.
No programa, os embaixadores podem educar e treinar os colegas sobre os conceitos e aplicações da Inteligência Artificial (IA), seja por meio de organização e condução de workshops, seminários e sessões de treinamento. Eles ainda estimulam a inovação e a geração de ideias que utilizem a IA, atuando como facilitadores em sessões de brainstorming, incentivando o pensamento criativo e a resolução de problemas.
Os influenciadores também desenvolvem projetos práticos de IA, sendo pontos focais de inovação em suas equipes. As iniciativas visam otimizar rotinas, reduzir a incidência de erros e aumentar a eficiência dos processos internos. Até o momento, mais de 50 inciativas do programa estão em fase de desenvolvimento e aprovação na empresa, que tem um objetivo de ter, no mínimo, 100 robôs na operação da companhia até 2025.
O programa AI Influencers faz parte do AI Impulso, um movimento mais amplo para democratizar o uso de IA na empresa, capacitando todas as áreas a adotarem a tecnologia de forma independente. Esse esforço conjunto garante que as inovações dos associados sejam continuamente reinvestidas nos processos de transformação digital, enfrentando desafios de negócios com soluções de ponta.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rafaela de Mello Santos
rafaela.mello@ideal.pr