Banco de dados é algo que existe há muitas décadas na tecnologia. A linguagem SQL (Structured Query Language), por exemplo, existe desde os anos 70, e é uma das principais formas de se trabalhar com banco de dados no ramo da tecnologia.
Porém, nos últimos anos, o termo blockchain também ganhou a boca do povo, se destacando principalmente no que diz respeito a criptomoedas e segurança de dados. E, por mais que se pareçam em alguns pontos, o blockchain se difere bastante dos bancos de dados tradicionais, como os manipulados por SQL.
O que é blockchain?
O blockchain é uma tecnologia descentralizada para registrar de forma segura e transparente qualquer tipo de transação, ele é composto da seguinte forma: cada bloco tem um conjunto de transações e é vinculado ao bloco anterior, o que acaba formando uma cadeia (daí o termo “blockchain” – “cadeia de blocos”, em português).
Dentre as principais características do blockchain, está o fato de não haver um controlador da cadeia, pois todos que participam dela têm acesso ao mesmo registro; além disso, ela é imutável, então, sempre que um bloco é adicionado, as informações não podem ser alteradas sem que a rede aprove.
E o principal benefício dessa tecnologia é a transparência, visto que todos os dados são visíveis aos participantes.
O que é um banco de dados?
Sistema estruturado para armazenar, recuperar e gerenciar dados, os bancos de dados podem ser centralizados ou distribuídos, o que significa que sempre são controlados por alguma entidade em específico. Geralmente são usados para armazenamento e recuperação de dados, quaisquer que sejam. Nos melhores cursos de SQL, é possível encontrar várias possibilidades de se trabalhar com os bancos de dados.
Dentre as principais características dos bancos de dados, está a alterabilidade, já que os dados podem ser alterados, excluídos, atualizados ou adicionados a qualquer momento por usuários autorizados; eles também são estruturados, o que significa que estão organizados em tabelas, o que facilita as consultas mais rápidas.
Mercado de trabalho para as duas tecnologias
Como o mercado de tecnologia está em alta, as duas formas de se trabalhar com dados estão com pleno espaço no mercado.
Entre as principais profissões para quem quer trabalhar com blockchain, estão as oportunidades de se tornar desenvolvedor de blockchain, para criar e implementar soluções, e especialista em segurança de dados, já que é necessário garantir a integridade de todas as transações.
Agora, para bancos de dados, sempre há uma demanda significativa, principalmente para administradores de bancos de dados, analistas e engenheiros de dados – para a manutenção de bancos de dados, interpretação e análise e construção de sistemas para a coleta de dados, respectivamente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br