Com descontos tentadores e oportunidades únicas de compras, a Black Friday, que ocorre no próximo dia 24 de novembro, promete movimentar mais uma vez o varejo on-line. No entanto, junto de grandes ofertas e do consequente aumento de atividades virtuais, as ameaças cibernéticas seguem sempre à espreita.
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o evento deste ano deve chegar à marca de R$ 7,1 bilhões de faturamento no comércio eletrônico, aumento de 17% na comparação com o ano anterior. O período compreende desde o dia 20/11 (início da semana) até o dia 27/11 (Cyber Monday).
Portanto, a fim de garantir uma experiência de compra segura e livre de surpresas indesejadas, listo aqui cinco dicas cruciais para os consumidores se protegerem internet afora.
1 – Certifique-se de que está visitando um e-commerce legítimo
Antes de inserir qualquer informação pessoal para concluir a compra, verifique se está na loja certa. Existem muitas oportunidades para hackers e golpistas redirecionarem o usuário para o site errado ou, em outras palavras, falsificar o URL.
2 – Tenha cuidado com encurtadores de URL
Considere navegar até o site da marca usando a barra de endereço. Provavelmente, encontrará a mesma oferta. Caso contrário, pode ser que o encurtador de URL esteja sendo usado por um golpista.
3 – Nunca compre em redes wi-fi públicas
Elas apresentam baixa segurança e podem ser verificadas por hackers em busca de conexões fracas. Os computadores públicos também são altamente inseguros, embora existam maneiras de melhorar a segurança.
4 – Monitore as faturas de cartão de débito e crédito
Pode parecer óbvio, mas o consumidor deve sempre manter o controle de suas compras. Isso é capaz de ajudá-lo a identificar possíveis práticas comerciais desonestas, a fim de responder o mais rápido possível. Empresas legítimas ainda podem exagerar nos descontos e adicionar taxas ocultas que serão cobradas quando a compra for concluída.
5 – Use ferramentas para proteger a experiência de compra on-line
Da mesma forma que os hackers usam IA para automatizar seus ataques, os usuários podem utilizar ferramentas para identificar sites suspeitos de compras on-line.
*Maria Eduarda Melo é Country Manager da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN).
Sobre a NordVPN
A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, usado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. NordVPN fornece criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. O NordVPN é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado e possui mais de 5 mil servidores em 60 países em todo o mundo. Para mais informações: nordvpn.com.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U