São Paulo, Novembro de 2024 – Adotada no Brasil pela primeira vez em 2010, a Black Friday ganhou a preferência dos consumidores brasileiros e se tornou uma das datas mais importantes e lucrativas do ano para o comércio nacional (ficando atrás somente do Dia das Mães e do Natal). Em 2023, a data movimentou R$ 7,2 bilhões no comércio online, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, neste ano, a expectativa é de que as vendas cresçam mais de 10%, totalizando quase R$ 8 bilhões em vendas pela internet.
Porém, o crescimento e popularização da Black Friday não atraiu apenas consumidores interessados em garantir produtos com valores mais atrativos, mas também criminosos virtuais que se aproveitam da grande demanda que a data atrai para realizar fraudes e praticar golpes.
Segundo Fernando Malta, Diretor de Segurança da Informação da Evertec + Sinqia, empresa líder em tecnologia para o setor financeiro na América Latina, o consumidor precisa estar atento a promoções que oferecem descontos muito abaixo do preço praticado porque muitas delas podem ser falsas. “Desconfie de ofertas com preços extremamente baixos, principalmente em datas comemorativas, como a Black Friday, pois ofertas extremamente vantajosas podem ser usadas por fraudadores para atrair vítimas. Esteja sempre em alerta”, pontua.
O executivo também reforça a importância de que o consumidor verifique a veracidade do portal em que efetuará a compra. Para isso, recomenda que o usuário adote algumas medidas de segurança que irão garantir mais segurança durante a jornada de compra, como:
Verificar o endereço do site: certifique-se de que começa com “https://”. O “s” em “https” significa “secure” (seguro) e indica que a comunicação entre seu navegador e o site é criptografada;
Observar se o site tem o cadeado na barra de endereço: verifique se há um ícone de cadeado na barra de endereço do navegador. Clique no cadeado para obter mais informações sobre o certificado de segurança do site;
Use navegadores seguros: navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge são conhecidos por suas medidas de segurança avançadas;
Utilizar extensões e add-ons de segurança: utilize ferramentas como HTTPS Everywhere, NoScript e uBlock Origin para proteger sua navegação e bloquear sites suspeitos;
Analisar a qualidade do site: verifique se o site é bem construído e não possui erros de português, páginas sem conteúdo, logos mal formatados, entre outros. Esses podem ser indícios de um site clonado e suspeito;
Não salvar informações de pagamento: prefira usar cartões virtuais temporários para cada compra;
Usar senhas seguras: crie senhas longas, complexas e únicas para cada conta online. Um gerenciador de senhas pode facilitar essa tarefa;
Configurar alertas de transação: ative alertas de transação com seu banco ou emissor de cartão de crédito para ser notificado imediatamente sobre atividades incomuns;
Ter cuidado com a quantidade de dados pessoais solicitados: desconfie de sites que pedem muitos dados pessoais sem necessidade;
“Na hora de efetuar o pagamento, prefira sites que oferecem métodos de pagamento confiáveis, como cartões de crédito e PayPal, e evite os que aceitam apenas transferências bancárias ou criptomoedas. Se for utilizar Pix ou boleto bancário, confira o nome e a conta de destino para ter certeza de que é o estabelecimento correto”, complementa Malta.
Sobre a Sinqia:
A Sinqia é a fornecedora líder de tecnologia para instituições financeiras. A empresa oferece um portfólio completo de software e atende mais de 1000 clientes em sete unidades de negócios. Executa uma estratégia de consolidação que resultou em uma posição de liderança após 24 aquisições, sendo eleita cinco vezes como uma das 100 maiores Fintechs do Mundo. Com sede em São Paulo, a Sinqia atende as principais instituições financeiras, como bancos, fintechs, gestoras de fundos, entidades de previdência e administradoras de consórcios. Em novembro de 2023 foi adquirida pela Evertec – empresa líder em processamento de transações de ponta a ponta em Porto Rico, no Caribe e na América Latina. O cross selling acrescentou ao portfólio da Sinqia produtos de soluções de pagamento, uma combinação de negócios que transformou a companhia na principal da América Latina e Caribe em tecnologia financeira. Para mais informações, acesse www.sinqia.com.br.
Sobre a Evertec:
EVERTEC, Inc. (NYSE: EVTC) é a empresa líder em processamento de transações de ponta a ponta no Caribe e na América Latina, fornecendo uma ampla gama de serviços de adquirência, processamento, serviços de pagamento e gestão de processos comerciais. A Evertec processa mais de seis bilhões de transações anualmente e gerencia um sistema de redes de pagamento eletrônico em Porto Rico e na América Latina, oferecendo uma ampla variedade de serviços para serviços bancários, processamento de numerário e logística. Adicionalmente, a empresa oferece terceirização de tecnologia e monitoramento de fraudes em transações de pagamento para todas as regiões em que atua. Com sede em Porto Rico, a empresa opera em 26 países da América Latina e atende a uma base diversificada de clientes, incluindo instituições financeiras líderes, comerciantes, corporações e agências governamentais, fornecendo soluções de tecnologia “de missão crítica”. Para obter mais informações, visite www.evertecinc.com.
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CAROLINA CHRISTINE PUGLIERI IKE
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