A inteligência artificial pode antecipar em até três semanas a contratação para uma vaga e economizar entre 15h e 30 horas de entrevistas durante o recrutamento — para uma empresa que contrata 80 pessoas por ano, é uma economia de até 4 mil horas, ou dois colaboradores full time. Os números fazem parte de um levantamento interno realizado entre os clientes da DigAÍ, empresa que oferece soluções de IA para processos seletivos por meio de triagens via áudio.
Ainda de acordo com o levantamento, a média de currículos recebidos variam entre 500 a 2 mil por vaga, números que trazem alta demanda de tempo para análise e seleção. A inteligência artificial agiliza esse trabalho, já que os algoritmos são capazes de automatizar a triagem dos currículos, gerenciar as etapas repetitivas do processo, analisar dados e, principalmente, garantir feedbacks. Com o serviço, a taxa de conclusão nas entrevistas chega a 50%, em média, quase o dobro da taxa de finalização dos cadastros convencionais.
“Por meio de uma triagem via áudios, por exemplo, o RH, que costuma ser bombardeado de currículos, consegue aplicar uma seleção mais precisa. O time pode personalizar as perguntas e a ferramenta permite que o candidato responda por áudio no WhatsApp. Ela garante maior equidade na seleção e evita decisões enviesadas, já que, nesta etapa, os talentos são avaliados exclusivamente pelo desempenho nas respostas durante a entrevista”, explica Christian Pedrosa, fundador e CEO da DigAí. A companhia já processou mais de 8 mil horas de entrevistas até hoje.
Outro levantamento feito pela DigAí mostra a redução de 50% do valor gasto em entrevistas iniciais para vagas comuns e até 90% para vagas técnicas, afirmando o impacto positivo do uso da inteligência artificial para os clientes. Para as empresas, as vantagens vão desde a eficiência na automatização das atividades até a análise avançada dos dados.
“O diagnóstico inteligente dos candidatos nos apresenta melhor os interessados; assim, podemos adequar os processos ao público certo. É um ganho estratégico enorme. À medida que a tecnologia otimiza e inova, o impacto da IA no cenário do RH garante novas oportunidades no desenvolvimento da força de trabalho”, conclui Christian.
DigAÍ
A DigAÍ é uma empresa que oferece soluções de Inteligência Artificial para processos seletivos por meio de triagens via áudio. Fundada em 2023, já apoiou mais de 20 mil entrevistas com candidatos. A solução proporciona a realização de entrevistas em larga escala, economia de tempo, menos desistências dos processos seletivos e mais equidade. Ao todo, conta com mais de 22 clientes enterprise, como Nubank, Deloitte, Companhia de Estágios, Select Soluções e Matchbox.
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LUDMILA ANDRADE SILVA
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