Na próxima semana, no Brasil, a TV 3.0, o sistema de transmissão de última geração do país, que inclui muitos componentes ATSC 3.0, será o centro das atenções no SET Congress and Expo em São Paulo, o maior encontro de executivos de radiodifusão, mídia e entretenimento da região. A SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – realiza sua conferência e exposição anual no coração financeiro do Brasil todo mês de agosto.
No mês passado, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD Forum) recomendou ao governo brasileiro a seleção da “camada física” ATSC 3.0 como o sistema de transmissão over-the-air para a atualização do país para a próxima geração de serviços de transmissão terrestre “TV 3.0”. A tão esperada recomendação segue extensos testes no Brasil para atender às demandas do mercado para o país de mais de 200 milhões de habitantes, e reafirma a seleção anterior de várias outras tecnologias ATSC para o sistema Brasil TV 3.0.
“Oito países, representando mais de um bilhão de telespectadores, estão agora implantando, planejando lançamentos ou experimentando o conjunto de tecnologias de transmissão ATSC 3.0, e a recente recomendação do Fórum SBTVD ressalta que o Brasil está ansioso por todas as possibilidades de transmissão aprimorada em um país com centenas de milhões de telespectadores assistindo a transmissões pelo ar”, disse Madeleine Noland, presidente da ATSC, a Broadcast Standards Association.
“As transmissões ATSC 3.0 estão sendo testadas na Índia, Canadá e México, e o Brasil identificou os principais ingredientes do sistema ATSC 3.0 para seu sistema de próxima geração, juntando-se à Coreia do Sul, Jamaica, Trinidade e Tobago e EUA, que estão no ar ou planejando lançamentos de curto prazo. Os telespectadores em 75% dos mercados de TV dos EUA agora têm acesso a transmissões ATSC 3.0. Estamos entusiasmados em demonstrar nosso apoio ao Fórum SBTVD por seu desenvolvimento contínuo de especificações de TV 3.0, práticas recomendadas e documentação de conformidade na SET Expo”, disse Noland. A implantação da TV 3.0 no Brasil está prevista para começar em 2025.
SET Expo Showcase e Novos Modelos de Negócios para Emissoras
A ATSC apresentará as capacidades dos padrões de transmissão ATSC 3.0 em sua exposição SET Expo, no estande 29 do centro de convenções do Distrito Anhembi, durante os três dias de evento.
Na terça-feira, 20 de agosto, a ATSC patrocina o Coquetel SET Expo após a Cerimônia de Abertura da Convenção no teatro Celso Furtado do centro de convenções, e a ATSC também apresentará uma sessão educativa sobre a ATSC 3.0 na SET New Horizons Arena no andar de exposição.
A presidente da ATSC, Madeleine Noland, foi convidada a participar de duas sessões do Congresso da SET durante a SET Expo sobre a mudança do Brasil para a TV 3.0 e a evolução da transmissão digital. Na quarta-feira, 21 de agosto, Noland falará como parte de uma discussão sobre “Novos Modelos de Negócios na TV 3.0”, onde apresentará uma atualização das muitas abordagens diferentes sobre o uso de tecnologias de transmissão de TV para fornecer conteúdo diretamente para dispositivos móveis. A mesma sessão também contará com uma apresentação do membro do conselho de administração da ATSC, Mark Corl, da Triveni Digital, sobre o uso da transmissão de última geração para um Sistema de Posicionamento de Transmissão.
Além disso, a Mirakulo Software do Brasil patrocinará uma recepção no estande da exposição ATSC na quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 17h30.
Na quinta-feira, 22 de agosto, Noland se junta a outro painel que elaborará sobre “Desenvolvimento e Implementação da TV 3.0.” O painel abordará os próximos passos no desenvolvimento dessa tecnologia e sua implementação. Noland, da ATSC, será acompanhado por outros palestrantes da TV Globo e do Ministério das Comunicações do Brasil.
Várias empresas membros da ATSC irão expor no estande da The Broadcast Standards Association na SET Expo, incluindo:
• A DigiCAP exibirá o DigiCaster, uma cadeia aérea ATSC 3.0 que agora está implantada em mais da metade de todos os mercados ATSC 3.0 nos Estados Unidos, e o sistema Enterprise Monitoring da empresa para monitoramento remoto das funções de transporte ATSC 3.0 das instalações para grupos de estações. A DigiCAP construiu a primeira cadeia aérea ATSC 3.0 do mundo em 2017 em preparação para os Jogos de Inverno de 2018 em PyeongChang, Coreia do Sul.
• A ENENSYS está apresentando suas soluções abrangentes de “TV 3.0”. Entre os produtos apresentados está o MediaCast ATSC, que oferece sinalização de serviço para TV linear e serviços não lineares, fornece segmentos DASH de um codificador VVC sobre ROUTE, faz interface com um servidor EPG para gerar conteúdo ESG e gerencia a entrega de serviços de datacasting, DRM e EAS. Também será mostrado o gateway de transmissão SmartGate ATSC, que encapsula fluxos ROUTE em um multiplex ATSC 3.0, insere dados de sincronização para transmissão de SFN, aloca dados nos diferentes pipes da camada física e gera pacotes STLTP sobre IP.
• A ETRI e a Cleverlogic exibirão em conjunto a mais recente tecnologia de camada física ATSC 3.0 para atender aos requisitos de TV 3.0 do Brasil. A camada física ATSC 3.0 é eficiente, flexível e extensível, e apresenta várias tecnologias avançadas: A multiplexação por divisão em camadas (LDM) sobrepõe de forma inovadora dois sinais dentro do mesmo canal de RF para uso eficiente do espectro para fornecer simultaneamente recepção fixa móvel robusta e de alta capacidade; Multiple Input Multiple Output (MIMO) utiliza antenas polarizadas cruzadas 2×2 para melhorar a capacidade de dados e a qualidade do sinal por meio de multiplexação espacial; A ligação de canais agrega dois canais de RF para fornecer capacidade de dados dupla e diversidade de frequência; e a Identificação do Transmissor (TxID) identifica exclusivamente transmissores individuais dentro de uma Rede de Frequência Única.
• A Saankhya Labs está na vanguarda da inovação em tecnologia de transmissão, revolucionando o cenário com sua solução de transmissão direta para celular (D2M) de ponta. Oferecendo entrega ininterrupta de conteúdo de vídeo em qualquer lugar, o sistema Saankhya utiliza de forma otimizada o espectro para uma recepção interna superior, acomodando um número ilimitado de usuários simultaneamente. Com uma infraestrutura robusta que inclui o Broadcast Radio Head (BRH), agendador ATSC 3.0, codificador e receptor USB, o sistema garante conectividade perfeita e cobertura aprimorada. Sua versatilidade se estende à arquitetura híbrida e aplicativos de preenchimento de lacunas, tornando-o indispensável para alertas de emergência, educação remota e entrega de conteúdo ao vivo.
• A Triveni Digital demonstrará o premiado Station Manager, projetado para dar às emissoras uma vantagem competitiva nas primeiras implantações da TV 3.0, simplificando a operação e a entrega de novos serviços. A solução possui um sistema de gerenciamento pioneiro no setor, que fornece uma interface única para a configuração, controle e monitoramento da transmissão de TV 3.0. Também estarão em exibição o SkyScraper XM Datacasting System da Triveni Digital, para simplificar a entrega de serviços de datacasting que aumentam a receita, e o ATSC 3.0 Translator, que repete ou traduz com eficiência os sinais de TV 3.0 existentes sem a necessidade de uma cadeia de transmissão inteira.
Sobre a ATSC: A ATSC, a Broadcast Standards Association, é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve padrões voluntários e práticas recomendadas para a transmissão digital terrestre. Servindo como uma força essencial na indústria de radiodifusão, a ATSC orienta a integração perfeita dos padrões de transmissão e telecomunicações para impulsionar a indústria. Atualmente, o padrão ATSC 3.0 está fornecendo a melhor solução possível para expandir o potencial do espectro de transmissão além de sua aplicação tradicional para atender às necessidades em constante mudança. Da televisão convencional aos serviços de dados digitais inovadores, a ATSC tem um objetivo claro: capacitar o ecossistema de transmissão como nunca antes. Para obter mais informações, visite o site.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NAYANNE MARIA DOS REIS MOURA
nayanne.moura@outlook.com