Uma análise da consultoria de dados e insights da Timelens sobre a Black Friday revelou que, em 2023, a data foi 15% mais buscada na Internet pelos brasileiros do que no ano anterior. Além disso, nos últimos quatro anos, o país pesquisou mais sobre o assunto do que os clientes dos Estados Unidos em meses além de novembro. Entre as buscas no Google estão temas como dúvidas sobre o significado do nome do evento, como funciona e, até mesmo sobre “Como pronunciar Black Friday”. Os brasileiros também procuraram mais comparações como: “Black Friday ou Black Week” e “Black Friday ou Black November”, além de “Black Friday ou Black fraude”.
No comparativo entre Brasil e EUA identificou-se que as buscas em comum entre as populações são, por exemplo, assuntos como: “Quando começa a Black Friday ” ou “Qual dia é a Black Friday” e consultas por “Black Friday perto de mim”. Os americanos realizaram incursões na rede com teor mais crítico questionando se as ofertas valem a pena, se são falsas e se ficarão melhores, além de confrontar os temas Black Friday, Cyber Monday e Amazon Prime Day. Já no Brasil, a Cyber Monday é um destaque junto com procuras pela Black Friday vs. 11 do 11, Natal e Boxing Day.
Ainda em novembro do ano passado, as marcas mais consultadas pelos consumidores brasileiros foram: Vivara, Casas Bahia, Magalu, Apple e Amazon. Já no país norte americano, os usuários pesquisaram sobre as empresas: WalMart, Best Buy, Target, Kohl’s e Amazon, consecutivamente.
“A Black Friday é um evento do varejo americano que já entrou para o calendário brasileiro e a população do nosso país tem usado o Google e as redes sociais para procurar por produtos e marcas de desejo. Ainda estamos atrás dos americanos quando o assunto é faturamento, já que nos EUA, ainda em 2023, a data alcançou U$ 9.5 bilhões, o que equivale a R$ 57 bilhões, enquanto no nosso país, foram R$ 8,52 bilhões faturados. Porém, o que vale identificar é que essa é uma data que as marcas precisam aproveitar para gerar conexão e retenção do cliente, com ofertas e promoções que façam sentido para o consumidor”, detalha Renato Dolci, diretor de dados e analytics da Timelens.
Sobre a Timelens
A Timelens é uma consultoria especialista em conectar dados e encontrar insights estratégicos que explicam comportamentos, percepções e interesses. Seus estudos fornecem uma compreensão profunda sobre o comportamento dos consumidores e tendências de mercado para promover estratégias de negócio mais assertivas e conectadas.
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YASMIM QUATRINI FRAGUAS CARLOS
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