Imagine um mundo onde as faturas são geradas para os clientes sempre com precisão e assertividade, excluindo qualquer divergência para o cliente. Essa é a realidade que a Algar Telecom, empresa de TI e telecom do grupo Algar, está construindo com o Billy: um sistema de hiperautomação, que usa tecnologias de IA Generativa e RPA (Robotização de Processos) para revolucionar a gestão do ciclo de receita da empresa. Desenvolvido para conferir faturas dos clientes dos segmentos corporativos e atacado antes de serem emitidas, Billy foi criado para aumentar a satisfação dos clientes e trouxe mais eficiência operacional para a Algar Telecom.
A inteligência, que foi idealizada dentro da própria área que faz a gestão financeira da companhia, faz leitura dos dados da primeira fatura, ou após alguma alteração de valores, que pode ser uma nova venda, um upgrade ou downgrade, um reajuste contratual; qualquer solicitação que altere cifras para cliente. Assim, o Billy irá conferir para garantir que tudo está correto e não trará transtornos que podem ser evitados.
Antes, as faturas eram analisadas de forma manual, o que despendia muito esforço, atenção e tempo de análise. Diante deste cenário, com o apoio da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, a Algar Telecom desenvolveu uma solução que combina inteligência artificial generativa e robotização para fazer o trabalho repetitivo. A resposta veio na forma do Billy, batizado com um nome que remete à sua função principal, billing (cobrança em tradução para o português). A ferramenta interpreta e corrige dados extraídos de contratos em PDF, garantindo a emissão de faturas 100% precisas.
Implementado em março deste ano, ele já impactou positivamente os segmentos corporativo e atacado, reduzindo o tempo de análise de faturas em 96%: de 31 minutos para apenas um minuto por fatura. Desde então, ele gerou R$ 2 milhões em ganhos de Opex (despesas operacionais da organização).
“O Billy superou todas as nossas expectativas”, afirma Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia, evolução digital, agilidade e inovação da Algar Telecom. “Ele não só está num processo de extinção de emissão de faturas incorretas, como também nos permitiu otimizar recursos e atua para promover uma experiência aos nossos clientes sem transtornos. Ele se tornou um exemplo concreto de como a automação e a IA podem ser ferramentas poderosas para melhorar processos, reduzir custos e, acima de tudo, oferecer um serviço de excelência”, completa a executiva.
Zaima ainda destaca mais um ponto: “A experiência dos nossos associados, como são chamados nossos trabalhadores, avançou. Imagine um profissional que estava dedicado à conferência de dados e agora passa a desenvolver atividades mais nobres e com mais interatividade com os colegas de trabalho. Isso está acontecendo”.
Mas o Billy não é apenas um sistema: ele é um talento digital da equipe Algar Telecom. Sua avaliação de performance é realizada continuamente pelo CoE (Centro de Excelência em Automações e Inteligência Artificial). Os especialistas, além de garantirem uma boa performance, são responsáveis pela evolução contínua do assistente virtual, treinando-o para mais funcionalidades, o que o mantém em constante desenvolvimento, com um plano de carreira estruturado.
Atualmente, na fase 1, ele atua como “Estagiário”. Seu plano de carreira prevê uma ascensão a cada fase de implementação de novas funcionalidades: de “Analista Júnior” a “Especialista”, ele irá gradualmente assumir responsabilidades mais complexas. No futuro, vêm a análise de pró-formas de todas as faturas (histórico), comparação de valores faturados em busca de variações de receita e expansão para os segmentos de Varejo e MPE.
“A solução de AI Generativa é capaz de entender documentos mesmo com informações preenchidas fora de padrão ou abreviadas, com quase 100% de precisão nos principais campos e com alta capacidade de processamento, assegurando agilidade nas análises. O sucesso desse projeto abre espaço para outras iniciativas inovadoras usando a Inteligência Artificial”, destaca Eduardo Terzariol, diretor de Hybrid Cloud e Data Analytics & IA da Logicalis Brasil.
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Rafaela de Mello Santos
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