A Engine Brasil, consultoria especializada em soluções SAP e transformação digital, foi a escolha da Urbem, indústria de mass timber (ou madeira engenheirada, em português) brasileira, para contratação de seu sistema de gestão empresarial. O SAP S/4HANA e o Sales Cloud, em modalidade “as a service”, estão em processo de implantação desde o mês de maio, com conclusão prevista para dezembro. Além de contribuir com o aumento da eficiência operacional da empresa, a solução deverá ampliar e organizar o rol de dados e informações pertinentes à produção da Urbem, bem como auxiliar a tomada de decisão da gestão.
“Levando em consideração a proposta principal da Urbem, de agregar maior inteligência e organização ao sistema de gestão de informações, indicamos a implantação da solução em versão standard. Assim, rodando com a versão padrão da plataforma, a implantação é acelerada e ganha mais eficiência, em espaço menor de tempo”, explica André Nadjarian, vice-presidente de Operações, Vendas e Marketing da Engine.
Fundada em 2021, a Urbem nasceu como empresa independente, com foco 100% sustentável, especializada na produção de elementos estruturais em madeira. No final de 2022, a Urbem iniciou sua operação em Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, onde sua primeira planta industrial está localizada. A empresa utiliza como matéria-prima florestas plantadas certificadas de Pinus. O conceito ESG está entre seus pilares, assim como a promoção da conscientização ambiental.
“Ao adotarmos a ferramenta adequada, acreditamos que ganharemos em agilidade, uma vez que conseguiremos ter visibilidade sobre todo o negócio da Urbem. Até hoje, sem o ERP ideal, perdemos tempo para reunir informações e gerar indicadores que deem suporte à gestão da empresa. O sistema integrado proposto pela Engine nos permitirá ter inteligência sobre os dados, tendo mais possibilidades de análise e integração entre as áreas da empresa”, explica Thiago Macedo, coordenador de FP&A e Gerente de Projetos SAP da Urbem.
Segundo o coordenador, a escolha da Engine Brasil levou em conta as recomendações do mercado e o fato de a sustentabilidade também estar entre seus pilares. “Conversamos com diversas empresas e a Engine, que já havia sido bem recomendada, foi a que demonstrou o melhor processo de implantação e o mais aderente ao nosso grupo de colaboradores. Houve rápido entendimento das necessidades da Urbem e da nossa forma de atuação”, diz Macedo.
Segundo dados disponibilizados pela Urbem, o setor de madeira engenheirada cresce à taxa aproximada de 20% ao ano, no mundo. “Globalmente, há uma busca constante por iniciativas que descarbonizem a economia. Trata-se de um material construtivo robusto e versátil, sendo ao mesmo tempo de fonte renovável e que estoca carbono durante a sua produção. Chegamos ao mercado impulsionados pela convicção de usar a força da floresta para construir, hoje, as cidades do futuro”, avalia Macedo.
André Nadjarian, da Engine Brasil, explica que a solução deve alçar a Urbem a um novo patamar, conferindo transparência e segurança de dados, a partir do dashboard completo do SAP S/4HANA. Com controle total do negócio e previsibilidade de cenários futuros, a tomada de decisão ganha confiabilidade.
“Entendemos que uma empresa com o perfil sustentável e tecnológico da Urbem, que visa a vanguarda do setor da construção civil, pode se beneficiar da assertividade da solução, que agrega escalabilidade e as melhores práticas de processos de negócios do mercado. O S/4HANA oferece um road map de maturidade, para que a Urbem possa crescer como empresa inteligente, com estrutura e processos ágeis”, afirma Nadjarian.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U