Nas últimas semanas, as notícias de saques e assaltos a minimercados ganharam os noticiários. Em São Paulo, um estabelecimento foi invadido por cerca de 20 pessoas que realizaram um arrastão no local. Toda a ação foi registrada por câmeras de videomonitoramento, que apesar de úteis para a investigação, não assustam mais os criminosos.
Para Helcio Binelli, sócio-diretor na PGB Security, é urgente que o varejo alie as imagens com outros recursos. “Os geradores de névoa já são utilizados em agências bancárias, mas a tecnologia evoluiu para poderem fazer parte do sistema de segurança de outros tipos de estabelecimentos, como os minimercados, já que não são tóxicos. A vantagem da solução é que uma densa névoa surge em poucos segundos e impede o campo de visão dos criminosos, além de ser um elemento surpresa capaz de desarticular a ação”, explica o especialista.
Outro fator essencial é o treinamento da equipe para conseguirem agir de maneira segura nesses momentos. Sobretudo nos estabelecimentos 24 horas que operam com atendentes presenciais, o profissional explica que um protocolo de ação bem estruturado pode evitar riscos desnecessários. A efetividade ainda melhora quando o treinamento é acompanhado de tecnologia.
“A segurança é um ponto imprescindível no planejamento de qualquer negócio, principalmente nos que são mais suscetíveis a assaltos. Em termos de novidades, os novos modelos de geradores de neblina são aliados indispensáveis porque completam o sistema de segurança. As imagens permitem visualizar o que ocorre em tempo real, o treinamento possibilita agir de maneira rápida e a neblina cria uma barreira física para impedir o sucesso da ação”, aponta.
Antes restritos a bancos e joalherias, os geradores de neblina atuais contam com muito mais névoa e menor consumo de energia. Os modelos emitem 20% mais névoa e 50% menor o consumo de energia em comparação com os modelos anteriores. “Os geradores protegem desde grandes ambientes até ambientes mais compactos e podem combater a criminalidade de maneira eficaz”, finaliza Helcio Binelli.
Para saber mais sobre as soluções de geradores de névoa para estabelecimentos comerciais, acesse: www.pgbsecurity.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA ROSA FERNANDES
adriana@tropicocomunicacao.com.br