São Paulo, 22 de abril de 2025 – Os data centers são um grande negócio. Segundo pesquisa da Statista (https://www.statista.com/outlook/tmo/data-center/worldwide), a receita dos data centers deve crescer 8,45% ao ano, resultando em um volume de mercado de US$ 624,10 bilhões até 2029. No entanto, esse aumento traz um impacto ambiental crescente, principalmente devido às altas exigências energéticas dos centros de dados. De acordo com Egídio Ferraz, gerente de vendas da Vaisala, é fundamental desempenhar atividades que otimizem o consumo de energia nos processos de resfriamento nos data centers.
Uma das formas está na estrutura, em que é necessária uma medição precisa das condições ambientais, como temperatura e umidade. “Em data centers, manter condições ambientais ideais é essencial para o funcionamento confiável dos sistemas de TI. Soluções avançadas de monitoramento permitem que os data centers antecipem regulamentações ambientais e otimizem seu desempenho energético, com resfriamento eficiente e consumo otimizado de energia”, explica Ferraz.
Os sensores da Vaisala, por exemplo, ao fornecer dados precisos em tempo real, ajudam os operadores de data centers a evitar o resfriamento excessivo, que é uma das principais causas de desperdício de energia. “A redução da necessidade de resfriamento excessivo pode gerar economias significativas de energia e custos.
Além disso, os sensores conseguem identificar e lidar com os chamados “hot spots” nas salas de servidores, que podem danificar os equipamentos ou comprometer seu desempenho”, assegura Ferraz. Isso porque, ao detectar com precisão desequilíbrios de temperatura, os sensores ajudam a reduzir o risco de superaquecimento localizado e garantir um controle térmico mais eficiente em todo o data center.
Um outro ponto importante é a redução de resíduos por meio da reutilização e longa vida útil dos produtos – quando mais duráveis, contribuem diretamente para a sustentabilidade. “Quanto mais tempo dura um equipamento, menos substituições são necessárias. Sensores de longa duração reduzem a necessidade de substituições frequentes, minimizando o desperdício eletrônico e promovendo uma economia mais sustentável”, reforça o gerente de vendas da Vaisala.
Sustentabilidade
Sensores eficientes permitem que os data centers mantenham condições ambientais ideais enquanto minimizam a necessidade de refrigeração, com processos que priorizam o uso eficiente de materiais e otimizam o consumo de energia no dia a dia. “Sensores eficientes são aqueles que podem ser reutilizados repetidamente, mesmo quando as exigências do negócio mudam. Isso reduz o desperdício e a necessidade de substituir sensores com frequência”, sintetiza Egídio Ferraz.
Ele destaca ainda que à medida que a demanda global por dados cresce, também aumenta a necessidade de soluções de monitoramento eficientes e sustentáveis. “Olhando para o futuro, a avançada tecnologia de sensores tem oferecido aos data centers a flexibilidade para se manterem à frente tanto das regulamentações ambientais quanto das demandas operacionais. E isso é fundamental para uma economia mais sustentável”, finaliza.
Mais informações para a imprensa
Roberto Lima – +55 11 99680-8838 | roberto@presscomunica.com.br
Sobre a Vaisala
A Vaisala é líder global em instrumentos de medição e inteligência para ação climática. Equipamos nossos clientes com dispositivos e dados para otimizar os recursos, impulsionar a transição energética e cuidar da segurança e do bem-estar das pessoas e das sociedades em todo o mundo. Com quase 90 anos de inovação e experiência, contamos com uma equipe de cerca de 2.500 especialistas comprometidos em tomar todas as medidas necessárias pelo planeta. As ações série A da Vaisala estão listadas na bolsa de valores Nasdaq Helsinki.
www.vaisala.com/pt
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Roberto César de Sousa Lima
roberto@webcomunicacao.jor.br