O Congresso SAE BRASIL, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, em São Paulo, contará com um painel sobre Mobilidade Aérea, que abordará o crescente nível de automação na aviação e sua relevância para a sociedade e economia atual. O debate central será em torno das tendências tecnológicas que estão impulsionando o aumento da automação, além dos desafios regulatórios e de infraestrutura que precisam ser superados para a sua plena implementação.
O painel vai ao encontro da transformação que a automação na aviação vem gerando setor. A incorporação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e sistemas autônomos, está permitindo automação de diversas funções, que antes eram exclusivamente desempenhadas por pilotos e controladores de voo. Essas inovações devem não apenas aumentar a segurança e a eficiência operacional, mas também transformar a forma como os sistemas aéreos são geridos.
De acordo com André Gasparotti, Head de Programas e Estratégia de Pesquisa & Desenvolvimento da Embraer e presidente do conselho da SAE BRASIL, a automação pode reduzir significativamente a carga de trabalho dos pilotos, diminuir a margem de erro humano e otimizar o tráfego aéreo, o que, por sua vez, pode levar a uma melhora geral na experiência e eficiência dos sistemas de transporte aéreo. “É fundamental trazer essas questões à tona, especialmente em um fórum dedicado à mobilidade, pois representa uma evolução significativa para o futuro da aviação. O aumento da automação não só promete revolucionar a forma como os voos são geridos, mas também tem o potencial de transformar toda a indústria da mobilidade aérea”.
O painel irá explorar em detalhes os avanços tecnológicos já alcançados, como os sistemas de controle automatizado e os novos algoritmos de navegação, bem como os desafios que permanecem, incluindo a necessidade de regulamentações adequadas e a adaptação das infraestruturas existentes para suportar essas novas tecnologias. A discussão abordará as motivações por trás da crescente automação, como a busca por maior segurança e eficiência, e os benefícios esperados, tanto em termos de operação quanto em impactos econômicos e sociais. “Estamos observando um movimento global nesta direção, com experiências bem-sucedidas em diferentes países que podem servir de inspiração para o Brasil,” comenta Gasparotti.
SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial cientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento sobre mobilidade e inserir o país no processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e órgãos técnicos do governo. É filiada à SAE International, que foi fundada em 1905, nos EUA, por visionários como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século tornou-se uma das principais fontes de conhecimento, normas e padrões dos setores automotivo e aeroespacial, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.
Serviço
31º CONGRESSO E MOSTRA INTERNACIONAIS DE TECNOLOGIA DA MOBILIDADE SAE BRASIL
Data: 16 e 17 de outubro, das 09 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera
https://saebrasil.org.br/congresso/
Informações para a imprensa:
Máquina | saebrasil@maquinacohnwolfe.com | +55 11 99865-8771
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA MONORI SILVA
adriana.monori@maquinacohnwolfe.com