Nos últimos anos, as instituições financeiras passaram por uma acelerada mudança no setor, revolucionando a maneira como as organizações do segmento operam e interagem com os clientes, tornando os serviços mais acessíveis, eficientes e personalizados. De acordo com a pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, de 2023, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de investimentos em tecnologia, fato que tornou o país uma referência em métodos de pagamento digital e inclusão financeira, demonstrando que a digitalização de serviços e produtos bancários é uma realidade.
Diferentes tecnologias têm sido utilizadas dentro das organizações para aprimorar desde tarefas mais complexas, como o desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, até a otimização do tempo, substituindo assinaturas em papel por plataformas eletrônicas. Pensando nisso, algumas empresas brasileiras inovaram e investiram em soluções personalizadas para instituições financeiras, a fim de impulsionar a eficiência, segurança e conveniência para seus clientes.
D4Sign
Pensando em trazer melhoria, a plataforma brasileira de assinatura eletrônica desenvolveu o recurso atualizado de posicionamento de assinatura e, com ele, é possível indicar os locais em que a assinatura deve aparecer no documento. Usado para cumprir uma “tradição” em contratos físicos, essa funcionalidade foi atualizada, a pedido do Banco Fibra, para que o pin do ICP-Brasil apareça em documentos assinados com certificado digital de forma mais completa ao trazer os dados do signatário, indicando que a assinatura é certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.
Segundo o Bruno Kawakami, CTO da empresa e responsável pelo time de produtos, foram inseridas mais informações do certificado digital neste selo, servindo como um pin declaratório com nome do signatário e seu número de série do certificado. “Um banco ou empresa do ramo financeiro utiliza muito os certificados digitais, por serem assinaturas mais complexas, com garantias de segurança mais elevadas. Esse nosso recurso aprimora essa assinatura, deixando-a mais completas”, coloca o CTO.
Evertec + Sinqia
A Evertec + Sinqia é a fornecedora líder de tecnologia para instituições financeiras. A empresa atende as principais instituições financeiras, como bancos, fintechs, gestoras de fundos, entidades de previdência e administradoras de consórcios. Dentre suas novidades, estão o Pix Alta Frequência, tecnologia para Câmbio, Previdência e Consórcios, o que inclui serviços de Assinatura Digital para Firmas e Poderes, Automação de Processos, Renda Fixa/Raspa Conta, BPO Conciliação. Em abril, criou a unidade de Pagamentos, que traz, além de seu lançamento de IA generativa atrelada a contas bancárias,uma ampla gama de serviços, incluindo processamento emissor e adquirente, soluções antifraude, emissão de cartões físicos e digitais no modelo BIN Sponsor, conta de pagamentos e serviços de Banking as a Service (BaaS) e Pix.
QI Tech
Fundada em 2018 a QI Tech é uma plataforma de infraestrutura que abrange soluções financeiras de crédito, bancárias e antifraude, com foco na ampliação desses serviços para além das instituições bancárias tradicionais A empresa oferece um portfólio completo de APIs que permite a qualquer negócio oferecer produtos financeiros aos seus clientes. Inclui ferramentas de registro digital, antifraude, validação de dados, crédito, abertura de conta digital, transferências bancárias, Pix, boletos bancários e análise de crédito para diversos setores da economia.
A empresa foi a primeira fintech a receber autorização para operar como SCD (Sociedade de Crédito Direto) e é também a primeira a se tornar distribuidora de títulos e valores mobiliários (DTVM), chancelada pela CVM. Durante a Febraban Tech de 2024, que ocorreu no final do mês de junho, a empresa anunciou o lançamento de sua solução de Open Finance, uma ferramenta que integra nativamente os dados de Open Finance ao motor de crédito e verificação Know Your Client (KYC). Diferentemente das soluções existentes no mercado, ela coleta todas as informações suportadas pelo Open Finance e as integra diretamente a um motor de decisão de crédito, resultando em análises mais precisas e informadas. Além disso, disponibiliza dados financeiros reais e atualizados dos usuários às instituições, mitigando incertezas e permitindo uma avaliação de crédito mais confiável.
Grupo MB Labs
O Grupo MB Labs começou no mercado com foco em tecnologia, no entanto, com o passar do tempo, sua base de clientes foi sendo composta por grandes empresas do setor financeiro e hoje esse segmento já representa 80% da carteira de clientes. A empresa, que se posiciona no mercado como um ecossistema especializado em consultoria e desenvolvimento de aplicativos e plataformas digitais, desenvolveu o Bankeiro, uma solução que busca transformar negócios dos mais variados segmentos em fintechs e bancos digitais. Para indústrias que estão buscando se fintechzar, por exemplo, a solução da MB Labs consegue agilizar em até 80% o tempo de implantação de todos softwares necessários e um time-to-marketing até 3 vezes menor do que é comum hoje no mercado.
Uma das possibilidades, destaca Renan Basso, co-fundador e diretor de negócios da MB Labs, é a fintechzação do quadro de colaboradores. Segundo o executivo, dispor de um quadro de funcionários robusto tem figurado como uma promissora oportunidade para companhias de grande porte se fintechzarem, ou seja, usar meios tecnológicos para implementar soluções financeiras para seus próprios colaboradores. “Investir nesta estratégia não apenas aumentam os vínculos e engajam o público interno, como também proporcionam novas fontes de receita para os negócios. No Brasil, por exemplo, há empresas com milhares de colaboradores que podem facilmente se transformar em potenciais clientes de serviços financeiros oferecidos pela própria companhia”, destaca.
Foxbit
Pioneira no mercado cripto no Brasil desde 2014, o Grupo Foxbit oferece um ecossistema abrangente para operações de criptoativos, como mesa de operações OTC, gateway de pagamento em cripto, solução cripto as a service-Caas e tokenização de ativos. Segundo Ricardo Dantas, CEO da Foxbit, o Grupo Foxbit se destaca por ser o único no setor com um ecossistema 360º no mercado. “Estamos sempre pensando em soluções que auxiliem o setor financeiro e possam ajudar o mercado. Nosso foco é trazer novas soluções para o B2B, visando inserir as empresas no mercado cripto, além de ajudar na construção de um ecossistema único para cada um”.
BBChain
Especializada em soluções Blockchain para o mercado corporativo, a BBChain entrega produtos focados na jornada e necessidades de clientes, que atendem desde a criação e gestão de redes Blockchain corporativas à integração com carteiras de custódia e tokenização de ativos digitais.
A BBChain oferece todo o desenvolvimento e serviços para a transformação digital das empresas dentro do contexto Blockchain. “Além de estar inserida no mercado financeiro, a BBChain faz parte do ciclo de empresas que estão participando do DREX, projeto de moeda digital (CBDC), criado e operado pelo Banco Central (BC). É gratificante fazer parte de um projeto que vai mudar o cenário financeiro do país”, revela Andre Carneiro, CEO da BBChain.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MYLENA VITORIA QUINTAO
mylena.quintao@vcrp.com.br