O YouTube é uma das plataformas de vídeo online mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. Com esse grande número de usuários, não é surpresa que um mercado de compra e venda de contas do YouTube já esteja formado e crescendo em popularidade.
De acordo com um estudo recente da empresa de intermediação, a Alpha Propriedades Digitais, o mercado de compra e venda de contas do YouTube movimenta cerca de US$ 100 milhões por ano. As contas mais valiosas são aquelas com um grande número de inscritos, visualizações e engajamento.
Existem vários motivos para o crescimento do mercado de compra e venda de contas do YouTube. Um deles é que o YouTube é uma plataforma cada vez mais competitiva. Para se destacar da concorrência, os criadores de conteúdo estão procurando maneiras de acelerar o crescimento de seus canais. Comprar uma conta com um grande número de inscritos pode ser uma maneira de fazer isso.
Outro motivo para o crescimento do mercado é que o YouTube oferece uma variedade de oportunidades de monetização. Criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro com anúncios, patrocínios e vendas de produtos ou serviços. Comprar uma conta com um grande número de inscritos pode dar aos criadores acesso a essas oportunidades.
“Criadores de conteúdo que estão pensando em comprar uma conta do YouTube devem estar cientes dos riscos envolvidos. É importante fazer a devida diligência e contar com a assessoria de um intermediador de confiança antes de fazer uma compra”, alerta Thiago de Araújo, fundador da Alpha Propriedades Digitais.
Oportunidade de negócio encontrada após um golpe
O Thiago queria comprar um canal para não ter que construir um público do zero, ele queria um canal já maduro. Ele começou a procurar algum marketplace para comprar um canal e não encontrou. Até encontrar uma pessoa que lhe deu um golpe. Ela ficou com o dinheiro que ele havia pago e não entregou o canal. Foi então que ele começou a acompanhar esses grupos no Facebook e percebeu que havia muitos golpes.
Na época ele estava querendo usar o Youtube para fazer uma renda extra. Quando ele começou a postar conteúdo no Youtube, logo começou a desanimar porque teve um engajamento bom e um reconhecimento legal, mas para converter isso em uma renda extra ou empreender, iria demorar muito.
O negócio de compra e venda de canais do Youtube nasceu durante a pandemia
Foi a partir do seu conhecimento prévio com criação de canal que ele decidiu testar a ideia que surgiu durante a pandemia e a sua concretização veio em dezembro de 2020.
Primeiro veio a estruturação do negócio, cálculos, como rentabilizar, qual seria a melhor forma, se era viável ou não. Então ele e seu primo Ricardo Araújo começaram a trabalhar com uma estrutura enxuta, trabalharam com poucos funcionários e com custos fixos bem baixos para poderem validar o negócio.
Iniciaram comprando 5 contas além da dele que foi colocada à venda e testaram o negócio.
O primeiro modelo de negócio veio como contas deles mesmos. Eles compravam contas para revender. Mas para crescer não dava para ser nesse modelo. Então eles decidiram abrir para outras pessoas.
E as pessoas foram surgindo. Mas ao mesmo tempo em que tinham pessoas que aplicavam golpes, eles encontraram gente de boa-fé querendo vender a conta. Só que a pessoa na outra ponta falava que ia pagar e não pagava.
Daí eles começaram a trabalhar com essas pessoas de boa-fé, começaram cobrando 10% de comissão pela intermediação do negócio e atualmente cobram 20%.
Hoje eles gozam de um ótimo reconhecimento no mercado, continuam crescendo através do boca-a-boca e de forma orgânica através do Google.
“Às vezes pode chegar até nós uma pessoa querendo comprar um determinado perfil de canal e se nós não tivermos nenhum para lhe oferecer, nós vamos atrás até conseguir atender a sua necessidade”, relata Thiago Araújo.
Fazendo o papel do intermediador de confiança
Esse tipo de negócio exige que tanto quem compra quanto quem vende tenha um intermediador de confiança para que os negócios sejam feitos de forma segura.
No começo a desconfiança neles era tão grande que eles tiveram que fazer inúmeras chamadas de vídeo para mostrar sua cara, para as pessoas saberem com quem estavam fazendo negócio. “No começo essa questão da confiança na empresa foi muito desafiadora”, relembra Thiago.
Quem está comprando tem que efetuar o pagamento para a Alpha e quem está vendendo também tem que passar a conta para a Alpha, daí a Alpha entrega o dinheiro para uma e a conta para a outra parte. Só depois que o comprador está 100% com a conta que a Alpha faz o pagamento.
Conta já segmentada e seus benefícios para as empresas
Se aparecer uma empresa em busca de um determinado público, segmentada por um nicho específico, com um público já formado, segmentado por idade, sexo e nicho exato, digamos que na área esportiva, por exemplo, seria interessante para ela comprar uma conta que fale de esportes em geral ou de um determinado esporte.
Caso ela não encontre ou não se interesse pelos canais disponíveis para venda, ela pode comprar uma conta de nicho segmentado de público. Qual é o púbico dela?
São jovens, masculino, de 21 à 29 anos, por exemplo.
Se for uma empresa de roupas para crianças. A empresa poderia comprar um canal focado em crianças com idade referente as roupas que a empresa vende, um canal infantil, para ela ir transformando aquele nicho no seu nicho exato.
Outro exemplo seria uma indústria alimentícia que poderia comprar um canal de receitas culinárias e aos poucos ir postando suas próprias receitas.
Enfim, bons negócios é o que não faltam nesse mercado de compra e venda de canais do Youtube. E gente honesta disposta a fechar bons negócios também não falta. E para garantir que ambas as partes façam negócios com tranquilidade, existe a Alpha Propriedades Digitais fazendo o papel do intermediador de confiança.
Sobre a Alpha Propriedades Digitais:
Criada em dezembro de 2020, durante a pandemia, a Alpha Propriedades Digitais conta com 3 anos de mercado e mais de 3500 intermediações realizadas com sucesso.
Para mais informações entre em contato:
www.alphapropriedadesdigitais.com.br
ou whatsapp (31) 9 9713-6209
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U