As transformações no âmbito publicitário vêm desafiando as Adtechs a se adaptarem com a constante evolução do mercado. Em 2025, temas como privacidade de dados, transição tecnológica e personalização avançada prometem ocupar o centro das estratégias do setor. Na visão de Paula Freire, Sales Director da Siprocal, empresa líder em soluções tecnológicas para publicidade digital, alguns dos principais desafios incluem o aumento da regulamentação sobre privacidade, a eliminação dos cookies de terceiros e a necessidade de maior transparência no domínio publicitário.
“Temos acompanhado uma movimentação do mercado indicando que ao longo de 2025 as Adtechs deverão priorizar soluções que integram dados proprietários (first-party data) com tecnologias como machine learning para oferecer segmentação eficaz, enquanto atendem aos regulamentos de privacidade”, comenta a diretora de vendas. Pensando em ajudar marcas e especialistas da área a se prepararem para este momento, Paula reuniu uma lista com os principais desafios e caminhos para garantir o sucesso ao longo do ano.
O fim dos cookies de terceiros e novas soluções: A eliminação dos cookies de terceiros demandará criatividade, e as adtechs já podem se preparar para essa transição focando no uso de first-party data, investindo em parcerias estratégicas com publishers e desenvolvimento de tecnologias como “household sync” para continuar entregando campanhas eficazes em 2025.
Integração de dados e base própria: Com a evolução das plataformas, as adtechs precisam adaptar suas soluções para suportar novos formatos de anúncios e interações mais dinâmicas. Além disso, é importante apostar na integração de dados próprios com outras fontes para a criação de campanhas mais efetivas.
Personalização e Inteligência Artificial (IA): IA e machine learning possibilitam campanhas mais personalizadas e automação em grande escala. Por meio delas, as empresas poderão prever padrões de consumo, otimizar tempo e reduzir o desperdício de orçamento, ao mesmo tempo que entregam relevância para os consumidores.
Desafios na medição e atribuição de campanhas: A fragmentação de dados dificulta a atribuição precisa. Em 2025 as empresas devem investir em modelos de atribuição que considerem interações multiplataforma e omnichannel, além de usar inteligência artificial para fundir pontos de contato dispersos.
Transparência e combate à fraude: As empresas do âmbito publicitário estão adotando métricas claras e padrões de mercado, como o Seller Trust Index, da Pixalate, para garantir transparência e combater fraudes publicitárias.
O impacto do 5G e a mudança no comportamento do consumidor: Com a chegada do 5G, as Adtechs terão novas possibilidades de criar anúncios mais ricos e uma experiências mais interativas, como vídeos em alta qualidade e experiências AR/VR, além de ampliar o alcance em dispositivos móveis.
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MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
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