Segundo pesquisa recente do grupo Everest, quase metade (45%) das lideranças em tecnologia e experiência do usuário em companhias globais reconhecem que identificar oportunidades reais para a Inteligência Artificial (IA) e tecnologias de automação ainda é um dos principais desafios à transformação digital, que preconiza a tomada de decisão baseada em dados, uma cultura que se mostra cada vez mais relevante aos mercados em todo o mundo. “Isso se deve à alta complexidade das operações e à rápida evolução dos ambientes corporativos, atrelada a um cenário econômico com cada vez mais variáveis de impacto e, portanto, mais difícil de prever”, diz Edgar Garcia, Vice-Presidente da UiPath para a América Latina. A UiPath é uma empresa líder em automação de negócios e software de Inteligência Artificial (IA).
Os desafios não se encerram por aí. Conforme a pesquisa há também, para 40% das lideranças, a falta de compreensão sobre processos do negócio, de ponta a ponta, consequência do modelo que fragmenta o trabalho em silos. Por isso, reconhecer o retorno do investimento (ROI) em automação e IA costuma apresentar uma camada adicional aos obstáculos das lideranças.
“Para atravessarem estes desafios, os executivos precisam de uma visão orientada a dados sobre as operações, de forma transacional, para que possam apontar melhor, e com menos riscos, onde melhorias contínuas podem ser feitas. Com uma melhor visibilidade dos processos, as organizações podem ir além da automação tática, inserindo a tecnologia na estratégia do negócio, de forma a impactar os principais indicadores de desempenho e alcançar resultados efetivos”, diz Edgar. Segundo ele, é exatamente aí que tecnologias orientadas pela IA, como a mineração de processos, de tarefas e comunicações, podem ajudar, em um processo de descoberta contínua sobre riscos e oportunidades de impacto positivo ao negócio.
Segundo a UiPath, tecnologias de mineração podem ajudar organizações a economizar até 75% do tempo gasto na análise de processos, o que maximiza o valor do talento humano enquanto impulsiona a eficiência por meio da identificação de processos passíveis de serem automatizados.
Quebra de silos e envolvimento do time
Mas, segundo a UiPath, para que isso seja sustentável dentro das organizações é preciso adesão e colaboração de lideranças de diferentes áreas da empresa e a construção de um ambiente no qual os colaboradores possam participar da jornada da transformação digital. “No primeiro caso, é preciso haver a quebra de silos”, diz Edgar. A mesma pesquisa do grupo Everest revela que para 35% dos executivos consultados o trabalho fragmentado é justamente a principal barreira à jornada, visto que ele dificulta o compartilhamento de conhecimentos e insights. “No que diz respeito aos colaboradores, as tecnologias de automação e IA, ao invés de serem ameaças ao time, podem aumentar a eficiência e comprometimento da força de trabalho, ao permitirem que os profissionais se concentrem em mais funções estratégicas, em vez de estarem focados em tarefas repetitivas”, diz Edgar.
Como se vê, o uso de tecnologias movidas a IA e automação é vetor de um círculo virtuoso que ajuda a identificar oportunidades de transformação digital seguras, obter mais transparência quanto ao retorno de investimentos, resultados reais, capacitação e engajamento de profissionais.
Para a UiPath, a melhor maneira de traçar este caminho é por meio do uso de plataformas de automação de ponta a ponta, capazes de combinar e fornecer às lideranças recursos de descoberta contínua movidos a IA, em uma solução simplificada e abrangente às companhias. “Ao aproveitar o poder dessas tecnologias, as organizações podem desbloquear todo o seu potencial, impulsionar a inovação e atingir seus objetivos de negócios por meio da automação estratégica”, diz Edgar.
Sobre a UiPath
UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
luciana@elaboreestrategia.com.br