Anualmente, a data de 31 de março marca o Dia Mundial do Backup, o qual serve de lembrete para sua relevância na era digital. Em um ambiente em que os dados e as informações impulsionam milhares de organizações, protegê-los tornou-se um imperativo, especialmente em um panorama de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados e devastadores.
No Brasil, conforme revelado pelo Relatório de Segurança e Inteligência de Ameaças da Check Point Software, o país enfrenta um cenário significativo e complexo de ameaças cibernéticas, em que uma organização está sendo atacada em média 1.735 vezes por semana nos últimos seis meses (outubro 2023 – março 2024), em comparação com a estatística global de 1.135 ataques por organização. Desses ataques, 86% dos arquivos maliciosos no Brasil foram entregues via web nos últimos 30 dias.
Diante disso, a nuvem surge como uma solução robusta para o backup das organizações. “A onipresença da nuvem trouxe consigo uma necessidade crescente de proteger as informações críticas que ela abriga. Assim, a nuvem é uma aliada estratégica para o backup, oferecendo um ambiente seguro e flexível que se adapta às necessidades de mudança das empresas. Suas muitas vantagens, como escalabilidade ilimitada, autonomia de gerenciamento, acesso remoto e segurança de última geração, fazem dela a opção ideal para proteger os dados”, afirma Fernando de Falchi, Gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil.
Falchi aponta ainda mais vantagens dos backups baseados em nuvem para uma empresa:
Escalabilidade ilimitada: a nuvem oferece uma flexibilidade sem precedentes, adaptando-se às necessidades de mudança de cada empresa. Com essa tecnologia, é possível aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento conforme necessário, sem a necessidade de investimentos adicionais.
Autonomia e eficiência: o backup na nuvem opera automaticamente, liberando a equipe de tarefas manuais e tediosas. Ao configurar a frequência dos backups, você pode ter a tranquilidade de ter seus dados sempre protegidos.
Acesso de qualquer lugar: o ambiente de nuvem permite o acesso a arquivos de qualquer dispositivo, a qualquer momento. Isso elimina as restrições físicas e permite o trabalho remoto sem reduzir a produtividade. Além disso, a implementação do formato de backup remotamente tem a vantagem de ter um local diferente para a preservação dos dados.
Segurança de última geração: a nuvem oferece um ambiente blindado para os dados. A criptografia avançada, os protocolos de segurança robustos e os servidores privados garantem a integridade de suas informações, ao contrário dos dispositivos de armazenamento físico, que podem ser danificados de qualquer forma. Seja por uso indevido ou falha do sistema e, se necessário, os dados podem ser perdidos. Isso não acontece na nuvem.
Colaboração ilimitada: O compartilhamento e a edição de arquivos em tempo real com diferentes equipes são possíveis por meio do ambiente de nuvem. Ela facilita o trabalho colaborativo e a comunicação fluida.
“A nuvem revolucionou a forma como as empresas gerenciam seus dados”, analisa Falchi. “Ao fazer o backup na nuvem, os dados e aplicações corporativas são protegidos por um servidor em nuvem armazenado em um local remoto. Assim, as empresas de qualquer porte podem ter a capacidade de salvar e preservar, ao mesmo tempo, os dados de sua própria organização e de seus clientes a partir de qualquer lugar, evitando a perda destes no caso de qualquer falha tecnológica ou ataque cibernético”, completa.
Sem dúvida, o backup na nuvem oferece proteção abrangente contra ataques cibernéticos e falhas tecnológicas, permitindo que as empresas se concentrem no que realmente importa: seu crescimento com a continuidade dos negócios. A tranquilidade de saber que os dados estão seguros permite que as organizações tomem decisões com mais agilidade e confiança, sem o medo de perder informações valiosas que possam afetar seu sucesso.