A todo instante, soluções e tecnologias surgem para atender os novos hábitos de consumo. No varejo farmacêutico, por exemplo, a prateleira infinita se tornou grande aliada, minimizando perdas de vendas por falta de estoque na loja física, já que a tecnologia permite ao vendedor consultar via aplicativo o estoque em tempo real de outras lojas. É o caso do Grupo Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP), que adotou a solução da VTEX, plataforma líder de comércio digital para grandes marcas B2B e B2C, com o objetivo de dar ao vendedor visibilidade do estoque de todas as 1.500 lojas físicas da rede. A iniciativa do Grupo DPSP permitiu à companhia minimizar perdas de vendas por falta de produtos, otimizar custos logísticos e transformar a experiência do consumidor, ampliando mais de R$ 100 milhões ao ano em suas vendas online.
Para entender como a solução funciona, Fábio Schimidt, VP Solutions Engineering da VTEX, explica: “Imagine que o consumidor entre em uma loja física em busca de um produto, no entanto, o item não está mais disponível no estoque daquela loja. Sem uma estratégia de integração de todos os estoques, o cliente pode buscar o produto na concorrência, afinal, existem inúmeras alternativas disponíveis atualmente no mercado”.
“Na prática, a tecnologia ultrapassa barreiras físicas e otimiza custos operacionais. O estoque integrado permite que o colaborador, na loja física, ou o consumidor, no marketplace das Drogarias Pacheco ou São Paulo, consulte e efetue o pedido de qualquer produto a partir de um estoque único”, diz Leandro Rocha, Diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.
Inovação que gera resultados
A solução de prateleira infinita da VTEX unificou os mais de 30 mil produtos do Grupo DPSP. Para a companhia, parceira da VTEX desde 2020, um dos grandes desafios foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas.
“Com a VTEX à frente da gestão da ferramenta, pensando na relação B2B, nossa equipe de tecnologia passou a dedicar mais atenção para o lado B2C do negócio, com estratégias mais robustas para a promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos clientes”, comenta Leandro Rocha, Diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.
Atualmente, 83% dos pedidos realizados em ambas as drogarias são liberados para entrega ao cliente em um prazo de até 4 horas e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente nas lojas físicas. À medida que ganhou presença no E-commerce do Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos últimos quatro anos.
Implementar a solução de prateleira infinita possibilitou ainda ampliar o portfólio de produtos do Grupo DPSP. Através da tecnologia para marketplace, foi possível ofertar em maior escala produtos como suplementos alimentares para o público adulto, acessórios ortopédicos e hospitalares. “Estes itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas, no entanto, esse desafio é superado no marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites”, pondera Leandro.
* * * *
Sobre a VTEX
A VTEX (NYSE: VTEX) é uma plataforma de comércio composable e completa que proporciona eficiência e reduz custos de manutenção para empresas que buscam otimizar seus investimentos em TI e modernizar seu stack tecnológico. Por meio de nossa abordagem de pragmatic composability, oferecemos a marcas, distribuidores e varejistas uma flexibilidade sem igual e soluções completas, permitindo que se foquem apenas em iniciativas que geram uma vantagem competitiva clara e maximizam os lucros. A VTEX conta com a confiança de 2.600 clientes B2C e B2B globais, incluindo Carrefour, Colgate, Motorola, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, com 3.500 lojas online ativas em 43 países (dados do ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2023).
Para obter mais informações, acesse www.vtex.com.
Sobre o Grupo DPSP
Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco, com 132 anos, e Drogaria São Paulo, de 81 anos de história e tradição. A companhia é uma das maiores redes do varejo farmacêutico com mais de 1.550 lojas em nove estados do Brasil, além do Distrito Federal.
Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo, com uma Central de Relacionamento ao Cliente para suporte e auxílio no pós-venda. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.
____________________________________________________________
Atendimento à Imprensa – VTEX
LLYC Brasil – Tamyres Scholler e Taynara Duarte
E-mail: vtex-imprensa@llorenteycuenca.com
Telefone: (11) 3060-3390
Atendimento à Imprensa – Grupo DPSP
Gabriella Lopes
gabiella.lopes@loures.com.br
Thiago Quirino
thiago.quirino@loures.com.br
Flavio Simonetti
flavio.simonetti@fsb.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TAYNARA DUARTE SILVA
tduarte@llyc.global