Mais de 250 participantes que se inscreveram para trabalhar nos temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação da 3ª Conferência Estadual de Roraima. O evento que tem como tema ‘Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido’, se encerra nesta sexta-feira (22) e faz parte do circuito de mobilização regional preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.
Na abertura, realizada na noite de quinta-feira (21), representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o coordenador-geral de Ciência do Clima, Márcio Rojas, destacou a importância da ciência e tecnologia para o enfrentamento da crise climática. “Nesse intuito, a realização da conferência estadual é uma excelente oportunidade para o fomento de novas políticas públicas estruturantes para o Brasil, com ampla participação social, diante das diferentes realidades climáticas vivenciadas pela população”, afirmou Rojas.
O vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Silvestre Lopes da Nóbrega, palestrou sobre ‘Democracia e Acesso à Ciência, Tecnologia e Inovação’. O professor destacou a participação popular como mecanismo para um futuro inclusivo e com equidade. “A ciência e a tecnologia formam uma combinação poderosa que impulsiona o progresso humano, com a ciência fornecendo o conhecimento fundamental e a tecnologia usando esse conhecimento para criar inovações práticas que melhoram a qualidade de vida, impulsionam a economia e resolvem problemas complexos”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima, Márcio Grangeiro, enfatizou a importância da realização da conferência estadual. “É um passo considerável para construirmos ideias inovadoras, buscando transformar ainda mais o nosso estado por meio da ciência, tecnologia e inovação, levando em consideração as potencialidades de Roraima nesse processo de desenvolvimento alicerçado também ao Plano Roraima 2030 sob o eixo sustentável”,
As propostas geradas durante a conferência estadual serão compiladas em um documento único de Roraima e encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). O documento contribuirá para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030.
Com conteúdo da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima.