São Paulo, 13 de dezembro de 2023 – Convidada pela UN Climate Change, a gaúcha Codex encerra hoje sua participação na COP28, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que acontece em Dubai até o dia 12 de dezembro. Esta foi a terceira vez que a empresa apresentou suas soluções tecnológicas para combater os efeitos das mudanças climáticas em áreas urbanas e florestas. Foram dias intensos de palestras, painéis e anúncios feitos por parceiros, e o balanço é positivo. “Esta edição da COP veio com uma proposta diferente, de trazer ações mais concretas e maior comprometimento do Brasil, que vai trazer boas oportunidades de investimentos com os anúncios feitos”, avalia Venicios Santos, Diretor de Negócios da Codex.
No dia 3 de dezembro, Santos apresentou cases de sucesso da empresa e falou sobre a importância da governança de dados na formulação de políticas de sustentabilidade. O executivo enfatizou o papel da tecnologia na aceleração da implementação dos acordos climáticos e atingimento das metas de redução de emissões. No dia seguinte, 4, o CEO da companhia, Luiz Marchiori, falou sobre o uso de tecnologia no monitoramento e gestão de desastres naturais e apresentou cases. No mesmo dia, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), para quem a Codex desenvolveu uma plataforma que monitora o desmatamento no estado, anunciou uma nova plataforma digital chamada Carbon Control, que vai reunir dados das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) de diversos setores econômicos do Mato Grosso do Sul. A Carbon Control integra o Programa MS Carbono Neutro 2030.
Ao longo da COP28, a Codex ainda agendas setoriais com diversas lideranças da pasta ambiental do Governo Federal, Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), International Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI) e dos Estados, com destaque para Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí e Mato Grosso do Sul.
Encerrando sua participação na COP28, a Codex foi uma das convidadas para o painel Estratégias de mitigação e adaptação dos estados brasileiros às mudanças climáticas, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – ABEMA. Integrando este painel junto à Codex estavam os Secretários de Estado dos Órgãos Ambientais do Amazonas e Rio Grande do Sul, a representante do Estado de Pernambuco e o Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro. Batizado de Abema Day, o evento reuniu todas as secretarias de meio ambiente do Brasil.
Fundada há 18 anos, a Codex é especializada em soluções de gestão e análise de informação por meio de sistemas de inteligência geográfica para o desenvolvimento sustentável.
Sobre a Codex
A Codex é uma empresa que atua com governança de dados e plataformas digitais apoiando empresas na inovação de práticas sustentáveis, e os governos na implementação de seus acordos climáticos com a criação de políticas públicas orientada a dados.
Informações à mídia
CDI Comunicação
Renata Franca – (11) 98228-2877- renata,franca@cdicom.com.br
Márcia Avruch – (11) 98397-7805 – marcia.avruch@cdicom.com.br
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U