Manaus, no Amazonas, será sede da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta e sexta-feiras, dias 18 e 19 de abril. O evento contará com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima. O maior encontro do setor de CT&I acontecerá na Escola Superior de Tecnologia (UEA- Auditório STEM) e as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do MCTI.
O encontro é gratuito e reunirá a sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Norte para os próximos 10 anos. As inscrições podem ser realizadas pelo https://lets.4.events/conferencia-de-cti-da-regiao-norte-C23910E9
As propostas serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).
“A conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no país e seus rumos nos próximos anos. Esta é a grande oportunidade de análise de programas, planos e os resultados dessa implementação nos últimos sete anos. Depois desta análise, poderemos propor recomendações para uma nova Estratégia Nacional de CT&I para o futuro nos próximos 10 anos. Este é um importante espaço democrático de escuta entre o Governo e a sociedade”, afirma a ministra Luciana Santos.
Na programação, que tem início às 8 horas, haverá abertura com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido – 5ª CNCTI – com representante da Regional Norte, palestra magna ministrada por representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na parte da tarde haverá a explanação do resumo das conferências estaduais realizadas em Belém (Pará), Boa Vista (Roraima) Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre). E painel sobre a Recuperação, expansão e consolidação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, ressalta que Ciência, Tecnologia e Inovação são lições do passado que impõem uma postura no presente e cada vez mais para o futuro.
“Sem ciência, tecnologia e inovação nós não temos futuro. Por isso, é importante elaborar políticas públicas para o segmento de forma participativa e transparente. Este é o objetivo desta conferência regional: coletar as percepções de vários representantes do ecossistema de CT&I para gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento deste ecossistema na região Norte para os próximos dez anos”, destacou Serafim.
Já no dia 19/04, a programação inicia às 9h com a discussão Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais. Também haverá debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. E por fim, às 15h haverá a plenária final.
Confira programação completa:
Dia 18 de abril
8h00 – 9h30- Credenciamento
9h30 – 12h00- Abertura
- MCTI – Ministra Luciana Santos
- Governador do estado do Amazonas – Wilson Lima
- Vice-governador do Amazonas – Tadeu de Souza Silva
- Governador do estado do Acre
- Governador do estado do Rondônia
- Governador do estado do Roraima
- Governador do estado do Pará
- Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas – Serafim Fernandes Corrêa
- Reitor UEA – André Zogahib
- Reitor da UFAM e Vice Presidente da Andifes- Professor Doutor Sylvio Mário Puga Ferreira
- SBPC AMAZONAS – Marilene Corrêa
- Presidente da FAPEAM – Prof. Dra. Marcia Perales
- Diretor Presidente INPA – Henrique Pereira
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (SECTET/PA) – Professora Doutora Maria Trindade
- Reitor da UFPA – Professor Emmanuel Tourinho
- UFOPA – Coordenadora da Andifes – Professora Denise de Carvalho
- Presidente FAP Tocantins – Germana Pires Coriolano
- Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia – Tanara Laucher
- Conselheiro Estadual de CT& I e coordenador de desenvolvimento científico do Amapá- Marcos Vinícius Silva Marques –
- Priscila Duarte – Museu Emílio Goeldi – Marlucia Bonifacio Martins – Diretora de Ciência e Tecnologia ANPG
12h00 – 13h30- Intervalo
13h30 – 14h00- Palestra Magna MCTI-
Secretário Adjunto da 5a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia- Anderson Gomes
14h30 – 15h30- Resumo das conferências estaduais
Ricardo Damasceno. Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação – SEICT
Amapá – Professor Gabriel Araújo da UEAP
Amazonas – Prof. Dra Marilene Corrêa
Pará – Prof. Jesus Nazareno Silva da Silva
Rondônia – Adenilson Trindade
Roraima – Márcio Glayton Araújo Grangeiro
Secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima – SEAD
Tocantins – Drª Kênia Ferreira Rodrigues -Pró Reitora de Pesquisa e Pós graduação na UFNT
15h30- 17h00- Recuperação, expansão e consolidação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação (Eixo 1)
Mediadores:
Rondônia -Denny William de Oliveira Mesquita- Coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Rondônia
Amazonas – Prof Dra. Márcia Perales – Diretora Presidente da Fapeam
Relator:
Rondônia -Denny William de Oliveira Mesquita- Coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Rondônia
Roraima Lianne Dantas de Melo- Assessora Especializada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima – FAPERR
Dia 19 de abril
09h00 – 10h30- Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas (Eixo 2)
Mediadores:
Amapá – Drª Erika da Costa Bezerra
Tocantins – Drª Kenia Ferreira Rodrigues-Pró Reitora de Pesquisa e Pós graduação na UFNT
Relator:
Acre – Dixon Gomes – Chefe de Departamento Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – FUNTAC
Rondônia Sheila Noele da Silva Moreira – Presidente da Ação Ecológica Guaporé-ECOPORÉ
10h30 – 12h00- Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais (Eixo 3)
Mediadores:
Rondônia – Marcio Rodrigues Miranda- Instituto Federal de Rondônia
Pará – Professora Doutora Roberta de Fátima Rodrigues Coelho
Relator:
Mônica – Amapá
12h – 13h30 – Intervalo
13h30 – 15h00- Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social (Eixo 4)
Mediador:
Tocantins – Felipe Bruno Loyo Cadette Freire, Acadêmico de enfermagem pela CESUP
Relator:
Suelany Paiva – Assessora Técnica SEICT
Pós Drª Stela Damas –Diretora do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima – CEFORR
15h00 – 17h00- Plenária Final
Serviço:
Data: 18 e 19/04
Horário: 8h
Local: Manaus (AM) na Escola Superior de Tecnologia – UEA – (Auditório da STEM – Avenida Darcy Vargas, 1200, Parque Dez de Novembro)
5ª CNCTI
A 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação já realizou mais de 190 reuniões preparatórias, sendo 10 municipais, 27 Estaduais, além do Distrito Federal, 18 temáticas e 136 livres e uma regional (Sudeste).
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
A 5ª Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.
A 5CNCTI levará em consideração quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.
Retrospectiva
A 1ª CNCT aconteceu em 1985, com o tema- Rumos do novo Ministério. O objetivo foi discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia. (Organização: MCT)
Já a 2ª CNCT foi realizada em 2001 com a temática “Novo modelo de financiamento para a área, baseado nos fundos setoriais”. Foi nessa conferência que se discutiu o novo modelo de financiamento baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999. Naquela oportunidade foi criado o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. (Organização: MCT)
Em 2005, aconteceu o terceiro encontro com o tema “Desenvolvendo Ideias para Desenvolver o Brasil”. A ênfase foi na importância da CT&I para gerar riqueza e promover a inclusão social, das quais a educação é o pilar principal. (Organização: CGEE)
E por fim, a 4ª CNCTI (2010) abordou a temática “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”. A conferência norteou suas discussões segundo as linhas do PACTI 2007-2010. (Organização: CGEE)