Há mais de 30 anos, a Loja Mundial Celso Kampa foi fundada em Araucária (PR), cidade a 27 km de Curitiba, com o objetivo de comercializar produtos da área da construção com preços acessíveis e competitivos. A ideia foi ampliar o acesso dos moradores da região a produtos que lhes permitissem iniciar os seus projetos.
Para seguir atendendo às necessidades dos clientes locais, a loja ampliou o leque de produtos ao longo dos anos até se tornar um home center – e mais do que isso, pois o sortimento foi além dos materiais de construção e passou a contar também com itens de bazar, eletrodomésticos e brinquedos. A alta demanda ainda resultou na expansão do estabelecimento, que teve a sua área de vendas aumentada de 1 mil para 3 mil metros quadrados, em complemento a outros 3 mil metros quadrados em sua área de estoque.
Em meados de 2021, para manter a sua visão voltada a fortalecer o elo com o cliente por meio da alta variedade de produtos e do bom preço, a Loja Mundial decidiu investir em tecnologia. O objetivo foi destacar para os consumidores a sua alta gama de itens disponíveis, explorando oportunidades de venda casada e ampliando o ticket médio. Para isso, era fundamental tornar o processo de precificação mais ágil, com a rápida atualização de preços e dados conforme a entrada de itens nas gôndolas e a realização de promoções.
Para superar esses desafios, a liderança da Loja Mundial decidiu implementar etiquetas eletrônicas de prateleira em parceria com a Seal Sistemas – considerada a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no mercado nacional. Desde então, 1.000 unidades das ESLs (sigla em inglês para electronic shelf labels) passaram a automatizar a gestão de preços de uma parte significativa das unidades de produto (SKUs) disponíveis no estabelecimento. A meta é expandir as tags para todos os produtos vendidos no estabelecimento até o fim de 2023.
Mais agilidade e eficiência
Os benefícios logo apareceram, começando pela maior agilidade e eficiência operacional. Se antes ao menos cinco colaboradores do estabelecimento precisavam ser mobilizados para substituir centenas de etiquetas de papel, hoje a Loja Mundial precisa incumbir só um membro da equipe para fazer a rápida atualização das tags. Tudo é feito na retaguarda, pelo computador e sem a necessidade de ir até a gôndola – já que as ESLs ficam fixas e não precisam ser substituídas com frequência, devido à alta durabilidade das suas baterias.
Além das vantagens para a rotina dentro da loja, a tecnologia foi fundamental para eliminar eventuais divergências de preço entre a gôndola e o caixa. Já os clientes passaram a visualizar informações de forma muito mais clara, não apenas por conta da maior precisão nos dados indicados nas etiquetas eletrônicas, mas também devido ao fim do risco de queda ou extravio das etiquetas em papel – o que também poderia causar ruídos na comunicação de preços e outras informações.
Mas essas facilidades operacionais representaram apenas uma das etapas do projeto. Desde o início de 2023, por meio de QR Codes exibidos em seu display digital, as etiquetas eletrônicas implementadas na Loja Mundial também contribuem para a sua estratégia de vendas ao aumentar a rentabilidade. Ao apontarem a câmera do celular para esses códigos, os clientes podem ter acesso a ofertas especiais, descontos exclusivos e ações do tipo cashback, que estimulam a fidelização ao abater um percentual de uma compra futura. Nesses casos, um layout alternativo das ESLs chama a atenção para essas promoções.
Além disso, os QR Codes dão acesso a um showroom virtual. Nele, a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, os compradores podem visualizar modelos e cores alternativos aos itens expostos no mostruário físico da loja. Os códigos virtuais também ajudam o estabelecimento a obter dados pessoais com a autorização de cada cliente, visando manter o banco de dados atualizado e estratégico para aprimorar o relacionamento.
Maior tíquete médio
“São notáveis os ganhos de tempo, precisão e agilidade das etiquetas eletrônicas para os nossos colaboradores. Já para os clientes, além de dar à loja uma estética mais moderna, a tecnologia facilitou muito a leitura de preços e outros dados. Isso também foi fundamental para ampliar o tíquete médio com promoções e ofertas adicionais, explorando as oportunidades de venda casada que o varejo de construção oferece. Afinal, uma construção ou reforma sempre exige muitos materiais”, diz Sergio Kampa, sócio-diretor da Loja Mundial e filho do fundador, Celso Kampa.
Afora o projeto, a implementação e o suporte técnico, a Seal Sistemas garantiu a completa adaptação das ESLs às operações da Loja Mundial. Isso porque a companhia também forneceu uma API que permitiu integrar a tecnologia com o sistema de gestão ERP do home center. Esse projeto foi tão abrangente que o estabelecimento passou a utilizar a mesma estrutura tecnológica para gerenciar não apenas as etiquetas eletrônicas, mas também as etiquetas em papel – estendendo a utilidade da API para todos os 7 mil itens da loja.
“As etiquetas eletrônicas já provaram ser uma tecnologia avançada e cada vez mais acessível, capaz de proporcionar transformações decisivas na operação e na rentabilidade de negócios de diversos segmentos – inclusive no varejo de home center. O projeto que desenvolvemos para a Loja Mundial Celso Kampa é mais uma referência importante que demonstra todo o potencial operacional e econômico dessa solução para lojistas de vários portes e regiões geográficas”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.
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