São Paulo, outubro de 2024 – Mais da metade do ano já passou e, com ele, centenas de campanhas com influenciadores movimentaram o mercado brasileiro. Os primeiros sete meses de 2024 foram marcados por 262 mil buscas realizadas na ferramenta de procura de influenciadores, na plataforma Influency.me. No total, essas buscam resultaram em 13 mil influenciadores inseridos em campanhas.
Entre os 15 profissionais mais procurados para campanhas, todos são mulheres. Entre elas, a cantora Aline Wirley, com 2.2 milhões de seguidores, que foi integrante do grupo Rouge, nos anos 2000. Após o fim do grupo, seguiu carreira solo, lançando músicas e álbuns que refletem sua evolução artística.
Artista em várias frentes, Aline também se aventurou no teatro, participando de produções e musicais, o que ampliou suas habilidades como artista e a ajudou a se conectar com o público de novas formas. A ex-Rouge também participou do reality show “A Fazenda”, espaço em que sua personalidade autêntica conquistou novos fãs.
Como influenciadora, Aline utiliza suas redes sociais para compartilhar dicas de beleza, moda, fitness e estilo de vida. Também promove o empoderamento feminino e é ativa em iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão, utilizando sua plataforma para falar sobre questões sociais e motivar outras mulheres.
“O protagonismo feminino nas redes sociais é inquestionável. As influenciadoras se destacam por conversar com diversos públicos diariamente, transmitindo confiança para as marcas na hora de cocriarem publicidades. As influenciadoras mais procuradas nos primeiros 7 meses do ano são, em grande parte, do segmento lifestyle e de porte grande (acima de 100 mil seguidores)”, explica o CEO da Influency.me, Rodrigo Azevedo.
Confira as 15 influenciadoras mais procurados em 2024:
Colocação
Influenciador
Seguidores
1º
Maísa
48.1 M
2º
Camila Coutinho
3.4 M
3º
Jade Picon
22.1 M
4º
Fernanda Schneider
7.1 M
5º
Mariana Gonzalez
9.9 M
6º
Maria Braz
463 K
7º
Thaila Ayala
9.2 M
8º
Anttónia
2.4 M
9º
Tatá Estaniecki
12 M
10º
Aline Wirley da Silva Christóforo
2.3 M
11º
Mari Maria
22.2 M
12º
Luiza Sobral
489.7 K
13º
Larissa Luz
290.1 K
14º
Bruna Unzueta
2.5 M
15º
Jenny
105.3 K
As influenciadoras em destaque são as mais procuradas em 262 mil buscas na plataforma Influency.me. “Nesse levantamento, consideramos os influenciadores que foram mais inseridos em campanhas. Ou seja, são os que mais vezes foram cotados para contratação e estão entre os favoritos de 2024”, considera o CEO.
Até a contratação ser efetivada, outras questões podem ser determinantes, como disponibilidade de agenda do influenciador, budget de campanha e alinhamento do profissional à marca.
Tendência de campanhas com mais influenciadores
No último ano, os influenciadores mais contratados foram os micro e meso (entre 10k e 500k de seguidores). Isso se deve ao fato de influenciadores maiores cobrarem valores superiores, além da taxa de engajamento de perfis menores, muitas vezes, ser mais robusta.
“A formação de um casting de micro influenciadores engajados pode ser uma ótima opção para gerar resultados dentro do orçamento. No último ano, 38% das campanhas tiveram entre seis e dez influenciadores contratados, enquanto 32% tiveram cinco influenciadores, o que reforça a ideia de diversificar o investimento para obter mais resultados”, acrescenta o CEO da Influency.me.
Campanhas de influência com casting maior, além da procura por influenciadores em todos os portes de seguidores e nichos, evidencia a tendência de as empresas investirem mais em marketing de influência. Conforme aponta a pesquisa anual realizada pela Influency.me, até 66,7% das empresas pretendiam aumentar os investimentos em marketing de influência em 2024, o que demonstra um amadurecimento do mercado e das relações entre marcas e diversos perfis de influenciadores.
Sobre a Influency.me
Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Por meio de metodologia própria denominada IMAP – Influencer Marketing de Alta Performance, proporciona soluções completas para quem quer trabalhar com influenciadores digitais.
Reúne dados de mais de 6 milhões de perfis de influenciadores digitais. Utiliza o search engine, mecanismo que torna mais rápido e assertivo o processo de encontrar o influenciador certo para cada ação, assim como workflow de campanhas, monitoramento e geração de relatórios. Além disso, oferece a opção full service em que uma equipe com expertise cuida de toda a estratégia.
Nos últimos quatro anos, a companhia cresceu cerca de 210%, finalizando 2023 com faturamento de mais de R$ 9,2 milhões. Com o propósito de criar conexões reais entre marcas e pessoas, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no país.
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KATHARINA LAENDER DE PAULA
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