A evolução tecnológica tem redefinido a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Se antes o foco das vendas era o produto, hoje o consumidor está no centro de todas as estratégias. Nesse contexto, a personalização e a comunicação eficaz por múltiplos canais tornam-se fundamentais para garantir uma experiência satisfatória e eficiente. Dados recentes da consultoria empresarial Boston Consulting Group (BCG) mostram que companhias que priorizam a experiência do cliente (Customer Experience – CX) crescem 190% mais que a média em três anos, gerando um retorno de investimento 55% maior para os acionistas em cinco anos. E é justamente aí que a tecnologia se torna uma aliada das empresas.
O uso de ferramentas que permitem a análise de dados, auxiliando na compreensão do comportamento e preferências dos clientes, possibilita uma comunicação mais precisa em canais como redes sociais, e-mail, aplicativos e até o WhatsApp, tornando as interações ainda mais eficientes. Nesse sentido, a aposta está na integração de tecnologias como inteligência artificial (IA) e chatbots eficientes.
Um exemplo dessa estratégia é a Neodent, que lançou um aplicativo para facilitar a rotina dos dentistas. A plataforma foi desenvolvida com base em uma demanda identificada a partir de pesquisa realizada junto aos clientes, e busca criar um canal de comunicação mais transparente, facilitando o acesso à informação para os profissionais. O sistema oferece soluções que otimizam desde a gestão financeira até o rastreamento de pedidos, ajudando a reduzir demandas relacionadas a questões logísticas e financeiras e buscando aumentar o engajamento dos clientes ao realizar novos pedidos com condições diferenciadas, contribuindo com um atendimento mais ágil e simplificado.
Integrado às principais plataformas digitais da empresa, como o e-commerce, o aplicativo reflete todas as interações realizadas, proporcionando uma experiência fluida e conectada. Um dos grandes diferenciais é a GenIA, uma inteligência artificial desenvolvida para facilitar a prática clínica dos profissionais, já que esclarece dúvidas sobre os produtos da Neodent. Entre as funcionalidades, o app também disponibiliza ferramentas para rastreamento, devolução e troca de pedidos, visualização de notas fiscais e acesso a assessores regionais.
Em um mercado cada vez mais competitivo, integrações como essa oferecem uma experiência mais eficiente e engajante para o consumidor, indicando que estes investimentos podem representar uma estratégia fundamental para o sucesso e a perenidade dos negócios.
Sobre a Neodent
Fundada há 30 anos, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Em parceria com milhares de dentistas, a empresa desenvolve soluções estéticas e reabilitadoras, como implantes dentários inovadores, promovendo o bem-estar através do avanço da odontologia. Com um amplo portfólio e presente em mais de 95 países, a Neodent é líder no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo. O propósito da marca é refletido na cultura organizacional e no dia a dia de seus quase 3 mil colaboradores, que se orgulham de fazer parte da empresa, valorizando a diversidade, a colaboração e o desenvolvimento contínuo.
Como parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, e tendo a inovação em seu DNA, a Neodent investe na criação de produtos e soluções digitais que auxiliam no tratamento de milhares de pacientes. A partir de iniciativas alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança), a empresa cumpre sua missão de proporcionar sorrisos para milhares de pessoas.
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RHANNA VIANA SAROT
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