São Paulo, junho de 2024 – A gestão de pagamentos no setor imobiliário, especialmente na administração condominial, é uma das áreas mais complexas e que mais demandam recursos. A simplificação desses processos é crucial para melhorar a eficiência operacional e proporcionar uma melhor experiência para clientes e gestores. A WohPag, fintech especializada em serviços para gestão condominial, se destaca ao oferecer soluções inovadoras para enfrentar esses desafios.
Marcelo Assunção, CEO da empresa, ressalta a importância da simplificação. “Mais de 80% dos recursos e esforços envolvidos na administração condominial estão relacionados com procedimentos de pagamentos”, afirma. Esse esforço inclui a obtenção de notas fiscais, informações e documentos de pagamento, o registro dessas informações nos sistemas de gestão e a efetivação dos pagamentos.
Quatro pontos são fundamentais para tornar esses processos mais ágeis e eficientes:
Integração com Administradoras de Condomínios: APIs e arquivos CNAB facilitam a comunicação e o fluxo de informações entre administradoras e fornecedores dos condomínios.
Automatização da Integração: Serviços digitais de troca de arquivos (VANs) garantem segurança e eficiência na transferência de informações bancárias.
Autorização Digital de Pagamentos: Gestores condominiais podem autorizar digitalmente pagamentos de forma rápida e segura.
Assunção explica que as fintechs são grandes impulsionadores da evolução desses processos, permitindo maior segurança nas transações, redução de custos operacionais e das tarifas bancárias, mitigando riscos e eliminando erros.
“Atender esses pontos fundamentais proporciona tranquilidade para condôminos e síndicos, garantindo pagamentos pontuais e adequados, e simplifica a operação das administradoras, reduzindo custos e aumentando eficiência”, comenta. Os fornecedores também se beneficiam com a garantia do efetivo recebimento dos valores dos serviços prestados, nas datas pactuadas.
Além de agilizar e simplificar transações, a análise dos dados de pagamento possibilita a desburocratização de linhas de crédito e pode fornecer insights valiosos para a gestão condominial. “Com dados precisos, foi possível estabelecer um score de risco personalizado e agilizar a liberação de crédito para nossos clientes, identificar possibilidades de renegociação de contratos, controlar orçamentos mais enxutos e gerenciar fluxos de caixa de forma muito mais eficiente,” explica Marcelo. O entendimento e divulgação dessas informações também contribuem para um ambiente mais transparente e ético, facilitando a entrada de novos investidores e criação de novas oportunidades no mercado imobiliário.
Segundo Assunção, “A WohPag está sempre atenta às inovações e às necessidades emergentes das empresas. Além das linhas de crédito exclusivas e cada vez mais personalizadas, destacamos entre as novas possibilidades em estudo a disponibilização de referências de preços de produtos e serviços para condomínios, a prestação de serviços de consultoria em gestão orçamentária e de fluxo de caixa e expansão da oferta de contas digitais e linhas de crédito para funcionários e fornecedores dos condomínios”. Marcelo ressalta que o objetivo da empresa também é democratizar o acesso a serviços financeiros de alta qualidade para todo o ecossistema condominial.
No entanto, como todo processo de inovação, as mudanças envolvidas na liquidação digital de pagamentos não estão isentas de desafios. A adaptação tecnológica necessária nas administradoras de condomínios e a construção de reputação e confiança nessas novas soluções são atualmente as maiores barreiras para ampliação do uso das novas tecnologias. Mas parece que essas questões não estão impactando o avanço dos negócios da WohPag: “Fazer parte de um conglomerado financeiro autorizado pelo Banco Central do Brasil e utilizar tecnologia de última geração garante a confiança e a segurança dos nossos serviços e vem permitindo o crescimento de nossos negócios. Em 2023, tivemos um aumento de 300% em nossas receitas e esperamos um percentual de evolução ainda maior para o final de 2024!”, afirma Marcelo.
Olhando para o futuro, a WohPag tem por objetivo consolidar três pilares fundamentais para a escalabilidade de seus negócios: desenvolver serviços financeiros para condomínios cada vez mais simples, ágeis e seguros; democratizar o acesso a esses serviços; e contribuir para um mercado condominial mais profissional, ético e transparente. A voz frente à empresa conclui que a simplificação dos serviços de pagamento é o início de uma revolução financeira no mercado imobiliário, promovendo modelos de arrecadação e pagamentos mais justos e eficientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NICOLLE GARCIA FERREIRA
nicolle.garcia@nr7.ag