O game “Corrida do Zoo”, um jogo de aventura idealizado e desenvolvido por Nicolas Basile, um jovem autista de 10 anos, que é programador com hiperfoco em criação de games, busca conscientizar crianças e jovens sobre temas como educação ambiental, preservação de espécies ameaçadas e a importância da reciclagem. O acesso ao jogo, com versões para computadores, celulares e tablets, está disponível no portal do projeto [https://gx.games/pt-br/games/kgcdxx/corrida-no-zoo/]. Nicolas é autista e começou a se interessar intensamente por programação aos cinco anos, e após dois anos de curso na Happy Code, lança seu primeiro projeto, fruto de uma colaboração especial com sua mãe e roteirista Renata Borges e o mentor de tecnologia Henri Matheus Rodrigues, estudante de física e instrutor de informática.
“A ideia do jogo surgiu de um passeio ao zoológico e de uma palestra sobre educação ambiental que participei quando tinha cinco anos. Aquilo me marcou muito e mudou o jeito como vejo o cuidado com o planeta”, comenta Nicolas, lembrando com entusiasmo o início de seu projeto.
Já Renata, sua mãe e roteirista, foi a responsável por organizar as ideias para a narrativa e o roteiro do jogo, enquanto Henri Matheus, que já lançou outros dois jogos, deu suporte técnico e orientou Nicolas no processo de programação. “É incrível ver a dedicação de Nicolas e poder contribuir para que ele leve essa mensagem importante sobre o meio ambiente através do jogo”, diz Henri.
Corrida do Zoo: uma aventura infindável e educativa
“Corrida do Zoo” é um jogo no estilo endless runner, em que o jogador assume o controle de Nico, um garoto aventureiro de 10 anos com uma paixão por jogos e animais. Nico tem a missão de resgatar o tesouro dos animais do zoológico que foi roubada por um misterioso guaxinim ladrão, conhecido como Mister Glutão. Durante o jogo, o personagem deve percorrer o zoológico, desviando dos obstáculos e coletando os tesouros perdidos dos animais. A jogabilidade é acessível e dinâmica promovendo o aprendizado de forma divertida e interativa.
Perfil do Jovem Criador: Nicolas Basile
Nicolas Basile é um menino autista de 10 anos, diagnosticado aos 2 anos e 8 meses, que apresenta um intenso hiperfoco na programação de jogos. Desde cedo, Nicolas demonstrou um interesse único e altamente concentrado por atividades de montagem e lógica, fascinado pela criação de games. Há dois anos, ele frequenta o curso de programação, onde desenvolve habilidades técnicas e aprofunda sua paixão por tecnologia. Esse foco intenso em uma tarefa específica, conhecido como hiperfoco, é comum em pessoas com autismo e tem se revelado uma força extraordinária na trajetória de Nicolas, que traz uma perspectiva única e inovadora ao universo dos games educativos.
A realização do game “Corrida do Zoo” foi possível graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), tendo sido selecionado por meio de edital de chamamento público promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELO APARECIDO SASTRE
angelo.sastre@viracomunicacao.com.br