Pesquisa do Gartner, Inc., com 451 líderes seniores de tecnologia realizada no segundo trimestre de 2024, revela que 57% dos CIOs (Chief Executive Officers) afirmam ter a tarefa de liderar uma estratégia de Inteligência Artificial (IA) em suas empresas. No entanto, quatro desafios emergentes estão dificultando que eles entreguem valor para os negócios com a IA.
“Devido à incessante inovação na corrida entre fornecedores de tecnologia, os CIOs sentem que estão sempre vivendo o hype, enquanto a realidade na corrida de seus resultados com IA – e o quão difícil é obter valor – faz parecer que eles também estão em um vale”, disse afirma Mary Mesaglio, Vice-Presidente e Analista do Gartner.
“No entanto, os CIOs podem definir o ritmo em sua corrida por resultados com IA”, diz Hung LeHong, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Se você tem ambições modestas para IA, em um setor que ainda não está sendo remodelado pela IA ainda, pode se dar ao luxo de seguir um ritmo mais comedido. Este é um ritmo estável de IA. Para aquelas empresas com maiores ambições em IA, ou em um setor que está sendo reinventado pela IA, o ritmo será mais rápido. Este é um ritmo acelerado de IA. Esteja você se movendo em um ritmo estável ou acelerado de IA, é preciso entregar valor e resultados.”
Analistas do Gartner explicam como superar quatro desafios emergentes para entregar valor com IA de forma segura e em escala.
Os benefícios para os negócios com o uso de IA nem sempre se concretizam: Para gerar valor para os negócios com Inteligência Artificial Generativa (GenAI), as pessoas precisam usar consistentemente as ferramentas de GenAI em seus fluxos de trabalho. Em uma pesquisa do Gartner do segundo trimestre de 2024 com mais de 5.000 trabalhadores digitais nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Austrália e China, os funcionários relataram que economizaram, em média, 3,6 horas por semana usando GenAI. No entanto, nem todos eles obtêm o mesmo nível de benefício ao usá-la.
“Aqui está o verdadeiro desafio da produtividade com IA”, destaca LeHong. “Os ganhos de produtividade com GenAI não são distribuídos de forma igual. Os ganhos variam de acordo com o funcionário, não apenas por causa de seu interesse pessoal e níveis de adoção, mas também pela complexidade do trabalho e nível de experiência.”
Empresas aceleradas por IA também estão buscando benefícios que vão além da produtividade – melhorias no nível de operações e processos, como automatização de processos empresariais-chave ou redefinição de funções para trabalhar com chatbots; e melhorias transformadoras no nível empresarial, como resultados que criam novas fontes de receita ou redesenham a proposta de valor da empresa.
“Nesses casos, os CIOs devem gerenciar os benefícios da IA como um portfólio. Determine o tamanho da sua aposta em cada área de benefício e gerencie riscos e recompensas em todo esse portfólio”, afirma Mesaglio.
O custo da IA pode rapidamente sair do controle: Mais de 90% dos CIOs disseram que gerenciar custos limita sua capacidade de obter valor da IA para suas empresas, de acordo com uma pesquisa do Gartner realizada com mais de 300 CIOs em junho e julho de 2024. O Gartner acredita que o custo é um risco tão grande para a IA quanto segurança ou alucinações. Se os CIOs não entenderem como os custos da GenAI escalam, o Gartner estima que eles podem cometer um erro de 500% a 1.000% em seus cálculos de custo.
“Como CIO, você precisa entender sua conta de IA”, diz LeHong. “Você deve entender os componentes de custo e as opções de modelos de precificação, e precisa saber como reduzir esses custos e negociar com os fornecedores. Os CIOs devem criar provas de conceito que testem como os custos irão escalar, e não apenas como a tecnologia funciona.”
Dados e IA em todos os lugares criam novos desafios e riscos: Com a proliferação da IA e dados em toda a empresa, eles não são mais ativos centralizados que a TI controla diretamente. A pesquisa do Gartner revelou que, em média, apenas 35% dos recursos de IA serão desenvolvidos pelas equipes de TI. Isso significa que novas abordagens são necessárias para gerenciar e proteger o acesso a dados, governar entradas e saídas de IA e entregar valor com segurança.
“É aqui que entra o conceito de ‘sanduíche tecnológico’”, afirma LeHong ao descrever a pilha de tecnologia de IA do futuro. “Na base do sanduíche, estão todos os dados e IA da TI, tipicamente centralizados. No topo, estão todos os dados e IA provenientes de todos os lugares, tipicamente descentralizados. E no meio estão as tecnologias de gestão de confiança, risco e segurança (TRiSM) que tornam tudo seguro. Isso é o que você precisa criar para acomodar IA e dados que vêm de todos os lugares.”
“Como CIO, seu trabalho é projetar um sanduíche tecnológico que possa lidar com a complexidade da IA, mas que ainda permita aproveitar novas oportunidades”, diz Mesaglio. “Empresas com ritmo estável de IA (com dez iniciativas de IA ou menos) irão governar seus sanduíches tecnológicos usando equipes e comitês humanos. Companhias aceleradas por IA irão adicionar tecnologias TRiSM – um conjunto de tecnologias projetadas para criar confiança, monitorar riscos e gerenciar a segurança para uma IA segura em escala.”
Uso de IA pode impactar positiva e negativamente o desempenho e bem-estar dos funcionários: Alguns funcionários podem ter uma forte afinidade com a IA, enquanto outros podem se sentir ameaçados ou ressentidos. Essas reações intensas à IA podem levar a resultados comportamentais não intencionais que impactam negativamente o desempenho no trabalho, como ciúmes daqueles que usam IA e dependência excessiva de ferramentas de IA. No entanto, poucas empresas estão gerenciando ativamente esses resultados comportamentais. Na pesquisa do Gartner de junho/julho, apenas 20% dos CIOs disseram que se concentram em mitigar os potenciais impactos negativos da IA Generativa no bem-estar dos funcionários.
“A maioria das empresas não é curiosa o suficiente sobre como a IA faz seus funcionários se sentirem. Isso é importante porque a IA pode levar a diversos resultados comportamentais não intencionais”, diz Mesaglio. “O ponto crítico é que, se você usar a gestão de mudanças para lidar com isso, seja intencional sobre quem é responsável por quais resultados comportamentais. As empresas devem gerenciar os resultados comportamentais com o mesmo rigor que os resultados tecnológicos e de negócios.”
Os clientes Gartner podem ler mais em: “Pacing Yourself in the AI Races: 2024 IT Symposium/Xpo Keynote Insights” e “AI Technology Sandwich: A Conceptual Framework for Executing AI”.
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MARIANA MIRRHA SANTOS
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